Asset Publisher Asset Publisher

Prefeitura de São Bernardo amplia abastecimento de água no Santa Cruz

04 de Mai de 2023 Fábio Martins

Implantação de nova rede de adutoras irá reforçar fornecimento, com previsão de término em dezembro; investimento será de R$ 2,5 milhões

Com a proposta de aperfeiçoar o abastecimento de água na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, gerida por Orlando Morando, deu andamento a obras de implantação de nova rede de adutoras e instalação da interligação de poço artesiano, com 250 metros de profundidade, para reforçar o fornecimento no bairro Santa Cruz, região do Pós-Balsa – local que fica a 35 quilômetros do Centro. A ação efetiva se dará em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

As intervenções compreendem, no total, a 1,2 quilômetro de adutoras - essas obras físicas foram licitadas pela companhia e já possuem as licenças ambientais necessárias para sua construção. A iniciativa vai contar com investimento no valor de R$ 2,5 milhões. A conclusão das medidas no sistema está prevista para ocorrer em dezembro deste ano – prazo aproximado de 210 dias -, o que regularizará a situação de abastecimento no bairro, beneficiando população estimada de 3,6 mil moradores.

“Viemos aqui para o Santa Cruz para anunciar o término de um problema crônico. Muitas residências do bairro, infelizmente, ainda eram abastecidas de forma complementar com caminhão-pipa, situação inimaginável para a grande maioria das regiões de São Bernardo. Nesta parceria com a Sabesp estamos iniciando a perfuração de mais um poço artesiano, com novas adutoras, e o fim do caminhão-pipa, que ficará no passado dos moradores. Esse problema será solucionado, trazendo esse bem, direito de todo cidadão”, frisou o prefeito Orlando Morando.

O levantamento atual aponta que o poço, hoje em operação, fornece 8 litros de vazão de água por segundo para as residências do bairro Santa Cruz. A nova interligação planejada – localizada próxima à Estrada do Matarazzo -, que alcançarão os lençóis freáticos do local, resultará em mais 15 litros de fluxo, totalizando em 23 litros por segundo.

OUTRAS AÇÕES – O Santa Cruz foi incluído também em outros pacotes de transformação pelos quais passa o município desde 2017. Entre eles, contemplado com os programas Praça-Parque e Mais Luiz, no qual se investiu a quantia de R$ 350 mil, o equivalente para atingir com o novo sistema – modernização com a implantação de lâmpadas de LED - a intervenção em 5,5 quilômetros de extensão, todas as vias do bairro.