Prefeitura de São Bernardo entrega recapeamento na Vila Rosa, região do Independência

17 de Nov de 2023 Fábio Martins

Medida viabilizou a pavimentação de 2,5 quilômetros de ruas dentro do Programa Asfalto Novo; ao todo, 10 mil pessoas foram beneficiadas

Em sequência à transformação que inclui a recuperação da malha viária da cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou as obras de recapeamento na Vila Rosa, região do bairro Independência. O pacote de intervenções integra o Programa Asfalto Novo, concretizado em 2,5 quilômetros de extensão de vias do local. A medida adotada se deu mediante investimento municipal no volume total de R$ 1,88 milhão.

Ao todo, cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas com as obras. O projeto contemplou nesta etapa as avenidas Rosa Aizemberg e Joaquim Gonçalves Lêdo, bem como as ruas Antônio Carlos de Andrade e Silva, Doutor José Ferraz de Magalhães Castro, João Ginez Ramble, Joaquim José Curado, Martim Francisco de Andrade e Silva, do Manifesto e Rafael Tobias de Aguiar. O aporte envolveu melhorias que equivalem a 15,3 mil metros quadrados de recapeamento, além da renovação da sinalização viária e execução de serviços de zeladoria.

“É outra boa notícia para o Vila Rosa. Conforme havíamos anunciado, viemos registrar a conclusão de 100% dos trabalhos de recapeamento no bairro. Foram nove ruas nesta etapa do programa, com asfalto novo e sinalização. Trabalho importante para garantir uma cidade mais bonita, segura e com melhor mobilidade e qualidade de vida. Essa é a transformação que estamos efetivando na prática”, frisou o prefeito Orlando Morando, ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, responsável pela iniciativa.

O Programa Asfalto Novo, implantado em 2017, acumula a marca de mais de 1.500 ruas recapeadas em São Bernardo, somando número superior a 400 quilômetros de pavimentação em diversos bairros do município. Para dar uma dimensão da distância hipotética em linha reta de vias atingidas, a quantidade seria suficiente para locomoção por automóvel do Centro de São Bernardo até a cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Morador do bairro há mais de 55 anos, o aposentado Vladimir de Moura, de 59 anos, sustentou que as obras foram bem-vindas para a região. “Recapeamento foi muito importante para o Vila Rosa. Estávamos precisando desta intervenção, o asfalto já havia ficado esburacado. Agora ficou ótimo, finalizado com sucesso. É uma melhoria para o bairro. Agradeço a todos que estavam empenhados.”

O pacote de melhorias do projeto já registrou impacto nos bairros Batistini, Grande Alvarenga, Cooperativa, Rudge Ramos, Parque Espacial, Alves Dias, Dos Casa, Centro, Demarchi, Nova Petrópolis, Ferrazópolis, Vila São José, Vila Gonçalves, Vila Euclides, Vila Euro e Assunção. Atualmente, o programa está em andamento em vias da Paulicéia e Jardim do Mar, e ainda no processo de alargamento da Estrada Poney Club e Estrada dos Alvarengas.

MELHORIAS – Além do Asfalto Novo, a Vila Rosa recebeu, no fim de outubro, modernização da iluminação pública, graças à implantação da tecnologia de LED no bairro, em substituição às lâmpadas de vapor de sódio, proporcionando maior claridade, sensação de segurança e economia nas contas públicas. Um investimento no valor de R$ 736 mil.