Prefeitura de São Bernardo promove Dia D do Novembro Azul e do combate à dengue

23 de Nov de 2023 Vivian Rossi

As 34 UBSs estarão abertas para consultas e exames voltados à saúde do homem das 8h às 17h deste sábado; Agentes de endemias realizam atividades na Praça da Matriz Tito Costa com orientações sobre o combate às arboviroses das 8h às 14h

A Prefeitura de São Bernardo promove, neste sábado (25/11), o Dia D do Novembro Azul e do combate à dengue. As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para consultas e exames voltados à saúde do homem das 8h às 17h. Agentes de endemias concentram as atividades na Praça da Matriz, na Rua Marechal Deodoro, com orientações sobre o combate às arboviroses das 8h às 14h.

Durante todo o mês, as UBSs realizaram ações voltadas ao combate do câncer da próstata, da campanha do Novembro Azul, com ampliação dos exames e consultas e outros procedimentos da saúde do homem, além de busca ativa de pacientes e palestras orientativas sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino, como o câncer de próstata, a diabetes, a hipertensão, a obesidade, entre outras.

Secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho reforça a importância dos exames de prevenção e convoca a população masculina para comparecer a uma das UBSs neste sábado. “As unidades estarão de portas abertas para receber todos, mas, especialmente, os homens, que durante a semana, devido à carga horária de trabalho, ficam impossibilitados de realizar os exames de rotina”, destacou.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA – Ainda no sábado (25/11), às 9h, no Estádio do Baetão (Avenida Armando Ítalo Setti, 901) recebe jogo de futebol em prol da campanha do Novembro Azul. A partida será disputada entre representantes do poder Executivo e do poder Legislativo em ação voltada a alertar e conscientizar a população. A entrada é gratuita mediante apresentação da carteira de vacinação. Quem estiver com doses em atraso, poderá receber a imunização na tenda montada pela equipe de vacinação. Haverá ainda avaliação da saúde bucal e investigação de risco para câncer de próstata.

COMBATE À DENGUE - Na Praça da Matriz Prefeito Antônio Tito Costa, o Dia D de Combate à dengue será evento gratuito e contará com a participação de escolas municipais, estaduais e grupo de escoteiros, das 8h às 14h. Além de orientações sobre o Aedes aegypti, está prevista extensa programação com atividades culturais e de lazer. A atividade é preconizada pelo Ministério da Saúde e faz parte do calendário anual de controle das arboviroses.

SERVIÇO – Em caso de denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti ou dúvidas sobre arboviroses, a população pode ligar para o número 0800-19 55 65.