Prefeitura de São Bernardo recebe prêmio nacional por Conjunto Habitacional Silvina Audi

01 de Dez de 2023 Natália Fernandes

Projeto da Secretaria de Habitação vencedor do Prêmio Selo de Mérito 2023 beneficia famílias do Jardim Silvina com unidades habitacionais construídas levando em conta a sustentabilidade, eficiência energética e acessibilidade

Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Bernardo está entre as vencedoras do Prêmio Selo de Mérito, iniciativa da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. O projeto contemplado na edição de 2023 foi o Conjunto Habitacional Silvina Audi, destaque nacional na categoria Conjuntos Habitacionais, e que beneficia famílias oriundas de assentamentos precários da região do Jardim Silvina.

O evento de premiação foi realizado nesta sexta-feira (1º/12), dentro do Fórum Nacional da Habitação, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto recebeu o troféu das mãos da vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães.

O projeto vencedor integra o Programa de Urbanização Integrada dos Assentamentos Precários e de Produção Habitacional do Jardim Silvina Audi, composto por três etapas, nas quais estão inclusas urbanização com ações de trabalho social e de regularização fundiária e a construção de unidades habitacionais e comerciais. O Conjunto Habitacional Silvina Audi é composto por 196 unidades habitacionais e possui área de 14,2 mil metros quadrados, sendo dividido em duas torres dotadas de elevadores. A área coletiva conta com salão de uso comunitário, área de administração, quadra poliesportiva e playground.

O prefeito Orlando Morando observa que as obras de urbanização integrada do Jardim Silvina Audi trouxeram melhorias substanciais para a região. “Realizamos desde obras de contenção, infraestrutura, construção de moradias e de centro comercial, regularização fundiária, até a implantação de um sistema viário, melhorando as condições de acessibilidade da população que vive no entorno. Em relação ao Conjunto Habitacional Silvina Audi, em específico, temos um projeto moderno, sustentável e acessível, oferecendo aos moradores todo o conforto e segurança que precisam”, diz.

Secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto observa que entre os destaques do projeto estão a instalação de elevadores, sistema de iluminação por energia fotovoltaica e sistema de água de reuso. “A verticalização com a utilização de elevadores foi a solução adotada para esse empreendimento de habitação de interesse social, tanto do ponto de vista da acessibilidade quanto considerando o adensamento da região. Além disso, utilizamos medidas complementares visando a eficiência energética e a sustentabilidade do projeto”, ressalta.

PRÊMIOS ANTERIORES – Essa é a quarta vez consecutiva que ações da Secretaria de Habitação de São Bernardo são vencedoras do prêmio Selo de Mérito. Em 2020, a Prefeitura foi condecorada pela parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia pelas melhorias ambientais e de habitabilidade executadas no núcleo D.E.R. Um ano depois, os benefícios do Programa A Casa é Minha, maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo, foram reconhecidos com o trabalho Regularização Fundiária em Área de Proteção da Região Metropolitana de São Paulo (APMR-Billings). Já no ano passado, o Projeto Alvarenguinha, ação conveniada da Prefeitura de São Bernardo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), às margens da Represa Billings, foi um dos vencedores.

RECONHECIMENTO – O Selo de Mérito tem o objetivo de estimular e divulgar projetos relevantes desenvolvidos no âmbito da habitação de interesse social e do enfrentamento aos problemas de irregularidade e risco, além da busca de alternativas inovadoras e sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído. O concurso premia projetos enquadrados nas seguintes categorias: Aperfeiçoamento da Gestão Habitacional; Assistência Técnica; Banco de Terras; Conjuntos Habitacionais; Concurso Público de Arquitetura; Grandes Operações Urbanas; Grupos Sociais Específicos; Inovação Tecnológica; Locação Social; Melhorias Habitacionais; Parceria Público Privada; Recuperação Ambiental e Urbana; Retrofit no Centro Urbano; Regularização Fundiária; Trabalho Social; e Urbanização de Favelas.