Editor de continguts Editor de continguts

Vés enrere

Prefeitura articula aproximação de empresas brasileiras e suecas em feira

10 de març de 2015 Niceia de Freitas
Inscrição de empresas das áreas de defesa, aeroespacial e segurança para participar da feira deve ser feito até o dia 13

Empresas das áreas de defesa, aeroespacial e segurança, interessadas em realizar negócios com companhias suecas, têm até sexta-feira (13) para se inscrever e poder participar da LAAD (feira internacional do setor). O evento, que prevê rodada de relacionamentos, acontece no início de abril, no Rio de Janeiro. As empresas devem se credenciar no site www.redeapls.com.br.

A LAAD é considerada o ambiente ideal para promover parcerias nos setores de defesa e aeroespacial entre brasileiros e suecos a fim de estimular a colaboração em projetos, conforme os interesses específicos de cada empresa, incluindo ainda a participação de instituições de ensino. Participarão 10 empresas suecas e já há 40 nacionais inscritas.
A articulação para que as empresas da região participem da feira é mais uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), da Prefeitura de São Bernardo, para desenvolver na cidade a indústria de defesa e segurança, uma das que mais emprega mão de obra qualificada e bem remunerada.
"A participação da Prefeitura e das empresas de São Bernardo e região na rodada de relacionamento fortalece nossa estratégia de aproximação com instituições e atores econômicos suecos. O encontro permitirá parcerias na área de capital, comércio e tecnologia. São elas que viabilizam efetivamente a transferência tecnológica prometida por projetos estratégicos como o próprio Gripen (modelo de caça que a Aeronáutica brasileira comprou da empresa sueca Saab),” disse o secretário da Pasta.

Além da Prefeitura de São Bernardo, outras entidades contribuem para a articulação das empresas da região em torno da LAAD: SOFF (Associação Sueca da Indústria de Defesa e Segurança, em sueco) e o Cecompi (Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista), de São José dos Campos. A rodada de negócios conta ainda com o apoio do Business Sweden e da Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança).

Ações – No evento será assinado memorando de entendimentos entre as Secretarias de Desenvolvimento de São Bernardo, de São José dos Campos, a Abimde e a SOFF. Esse documento vai tratar de novas atividades para as empresas do setor, como a criação de demandas na área de defesa e o fortalecimento da cooperação industrial, com prioridade para São Bernardo e São José. Também será assinada carta de intenções para a desburocratização do Retid (conjunto de normas para o setor).