Asset Publisher Asset Publisher

Prefeitura e Caixa fomentam pequenos negócios no Riacho Grande

17 de Apr de 2015 Niceia De Freitas
Banco público abriu primeira agência da instituição atendendo demanda de comerciantes e em função do potencial econômico

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a Caixa, realiza ações conjuntas em benefício dos comerciantes e moradores do Riacho Grande. Por meio de articulação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sdet), o banco público abriu recentemente uma agência independente no Centro do Riacho, conforme reivindicação de comerciantes e de olho no potencial da localidade.

Até então, a população era atendida pelo Posto Bancário (PAB) instalado na subprefeitura do Riacho, com serviços restritos ao segmento social. Para outras demandas, o cliente tinha que se deslocar até a agência central, na Avenida Faria Lima.

A unidade foi inaugurada no final do ano, no centro do Riacho, e oferece produtos e serviços, além da bancarização para microempreendedores como acesso a maquininhas de operações financeiras e sistema de cobrança bancário. “Agora, além da parte social, temos também a comercial”, disse o Assistente de Atendimento Pessoa Jurídica da instituição, José Lúcio Xavier Júnior.

Comerciante de artigos de pesca há 20 anos no Riacho, Roberto de Melo Fonseca disse que a comunidade local luta pela instalação de uma agência bancária há mais de 10 anos. Agora ele comemora o tempo que irá economizar. “Eu perdia cerca de meia hora a 40 minutos para ir até o Centro e, agora, é só atravessar a rua”, explica.

O investimento da Caixa era também uma medida estratégica tendo em vista o potencial de desenvolvimento econômico do Riacho - 729 estabelecimentos (incluindo bairros do Rio Grande e Dos Fincos). “Cerca de 90% das operações de crédito da superintendência da Caixa no ABC são destinadas a pequenos negócios”, disse Felipe Secondo Perin, representante regional. Esta é 59ª unidade do banco público na região, entre agências e postos bancários.

Apoio - Nesta quinta-feira (16), a agência fez uma apresentação oficial dos serviços prestados para empreendedores, comerciantes e moradores. Na oportunidade, a Prefeitura destacou a importância das ações parceiras. No ano passado, a Caixa abriu uma linha de crédito específica para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), coordenados pela Sdet. “São recursos importantes que ajudam a fomentar os pequenos negócios”, disse o secretário-adjunto da Sdet.

A Caixa está instalada na Avenida Tocantis, 110 – Centro. O horário de atendimento é das 10h às 16h.