Prefeitura lança VcSBC, aplicativo que solicita serviços públicos pelo celular

15 de Jun de 2015 Niceia de Freitas
Moradores poderão requisitar e fiscalizar a realização de diversos serviços, como varrição, poda de árvores e outros

O prefeito de São Bernardo lançou o VcSBC, aplicativo para smartphones e tablets criado a partir do sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa). O software livre permite que os moradores solicitem serviços públicos pelo celular. A novidade, desenvolvida em parceria com o Instituto TIM, foi apresentada nesta segunda-feira (15) na sede da Prefeitura, no Paço Municipal. O presidente do Instituto, Manoel Horácio, esteve presente, assim como vereadores e secretários municipais.

Iniciativa pioneira, o aplicativo agiliza a oferta de serviços públicos como varrição, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes, reparos de buracos na rua, entre outros, além de fortalecer a comunicação com a sociedade.

Os moradores podem enviar fotos e relatar os problemas detectados na cidade. Basta se cadastrar, escolher o tipo de serviço, indicar a localização geográfica da ocorrência e postar uma foto. A partir daí é gerado um protocolo e o morador é informado do andamento de sua solicitação. É possível requisitar mais de 100 serviços da Prefeitura.

O prefeito destacou que o aplicativo é um desafio para todas as secretarias envolvidas, uma vez que a demanda de trabalho poderá aumentar. “Além de mais um passo no processo de modernização administrativa, é uma oportunidade de melhorar os serviços, de estar perto do cidadão, que poderá acompanhar e fiscalizar o que estamos fazendo”, disse.

Além de acompanhar o status de sua reclamação, o aplicativo permite que o usuário tenha informações sobre as demandas de outros moradores. O sistema não identifica os solicitantes. “O VcSBC informa se o serviço foi realizado. O usuário, inclusive, recebe um retorno por e-mail de forma mais detalhada”, explicou o secretário de Administração e Modernização Administrativa.

O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou com a instalação do sistema, gratuitamente, em smartphones e tablets que operem com sistemas Android e iOS.

O desenvolvimento do VcSBC, que começou há mais de um ano, teve início com a Secretaria de Serviços Urbanos. O objetivo era aproximar ainda mais o cidadão da Prefeitura. “O projeto é a cara de São Bernardo. Vai nos auxiliar no relacionamento com os cidadãos e, principalmente, no atendimento mais ágil das demandas”, disse o secretário da Pasta.

Para o presidente do Instituto TIM, o objetivo do sistema é oferecer à gestão pública uma ferramenta eficiente. “Envolver o cidadão nesse processo é fundamental e as novas tecnologias podem ser aliadas para uma gestão mais participativa”, disse Manoel Horácio.

Com o VcSBC - Zeladoria Urbana Participativa a Administração  pode gerir melhor os dados e informações referentes aos serviços de zeladoria da cidade, aumentando sua capacidade de planejamento, execução e monitoramento.

Inventário de árvores - O aplicativo também permitiu a criação de um inventário arborizado na cidade. Foram catalogadas, em 500 quilômetros lineares, mais de 20 mil árvores, mapeamento que identifica as espécies, problemas visíveis de saúde, entre outras características.