Prefeitura premia 91 pessoas no último sorteio do ano do Nota 1.000

13 de Dez de 2023 Natália Fernandes
Noite de alegria na Pinacoteca Municipal, no Jardim do Mar, nesta terça-feira (12/12), com a última cerimônia de premiação do ano do Programa Nota 1.000, da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Bernardo. O prefeito Orlando Morando realizou a entrega dos cheques aos 91 contribuintes sorteados após exercerem cidadania fiscal solicitando nota fiscal eletrônica a empresas prestadoras de serviço no município.

O evento contemplou um munícipe com prêmio no valor de R$ 10 mil e outros 90 com cheques de R$ 1.000 cada, totalizando R$ 100 mil distribuídos pelo 37º sorteio do programa. Desde o lançamento da ação, em 2017, foram 3.457 prêmios entregues, no valor de R$ 3,8 milhões . Os sorteios são realizados bimestralmente pela Loteria Federal.

Secretário de Finanças de São Bernardo, José Luiz Gavinelli destaca que houve crescimento de 795% no total de estabelecimentos cadastrados no programa desde a sua criação – o número passou de 1.817 para 16.278. “Temos na cidade 78.601 empresas sujeitas à emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, com quase 515 mil notas emitidas desde então”, diz.

FIM DAS DÍVIDAS – O prêmio de R$ 10 mil veio a calhar para a analista de sistemas Valéria Lima da Silva, 38 anos. “Por incrível que pareça, peguei um empréstimo no banco nesse valor para consertar o telhado de casa e, agora, vou conseguir pagar e me livrar dessa dívida”, comenta a moradora do Jardim Silvina. Ela acredita que tenha sido premiada devido à uma nota fiscal eletrônica emitida após um exame médico na rede particular. “É a minha primeira vez, não imaginava”, celebra.

FÁCIL ADESÃO – Para participar do Nota 1.000, basta se cadastrar no portal www.saobernardo.sp.gov.br/nota1000 e solicitar nota fiscal de serviços eletrônica. A cada R$ 100 em notas, o contribuinte recebe um cupom para concorrer aos sorteios. As atividades com maior quantidade de notas fiscais emitidas no programa são estabelecimentos de ensino, estacionamentos, academias de ginástica, hotéis e motéis, além de serviços de saúde.

ESTÍMULO – Desde 2021, a Prefeitura passou a contar com o aplicativo ISS-e SBC, ferramenta que permite a qualquer prestador de serviço do município, seja pessoa jurídica, profissional autônomo ou liberal, realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços a partir de smartphones e tablets, de forma ágil.