מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

 
חזרה

Profissionais da Argentina conhecem a rede de saúde mental de S.Bernardo

Profissionais da Argentina conhecem a rede de saúde mental de S.Bernardo

12 de ינו de 2016 Vladimir Ribeiro
Psicóloga e psiquiatra devem conhecer ainda trabalho desenvolvido pelo Consultório na Rua e no CAPS Alvarenga

Duas profissionais do Ministério Público de Defesa do governo da Argentina visitam a rede de saúde mental de São Bernardo durante os próximos dias. O objetivo é conhecer experiências e políticas positivas de desinternação de manicômios e cuidado em sociedade, que servirão de exemplo para o desenvolvimento de ações semelhantes no país vizinho.

A psicóloga Lucia Rodriguez e a psiquiatra Lucila Gurman estão no município desde a última quinta-feira (7) e já visitaram o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região central e, nesta terça-feira (12), a Residência Terapêutica Masculina, na Vila Euclides, onde moram ex-internos do Hospital Psiquiátrico Lacan.

Nos próximos dias, as profissionais devem visitar o CAPS Alvarenga, conhecer o trabalho realizado pelo Consultório na Rua e o projeto Remando para a Vida, que une prática de esporte e terapia em grupo.

As profissionais atuam, em seu país de origem, em parceria com advogados para que adultos internados involuntariamente tenham seus direitos humanos garantidos e entendam que a internação não é uma condição de vida permanente. “A realidade de São Bernardo é muito parecida com a que temos na Argentina e estamos conhecendo muitas experiências positivas que vamos levar para lá”, destacou a psiquiatra.

Em abril de 2015, o Instituto Igarapé - Organização Não Governamental voltada para agendas de segurança e desenvolvimento - apontou a rede de saúde mental de São Bernardo entre as dez iniciativas positivas listadas no relatório ‘Políticas de Drogas no Brasil: A mudança já começou’.

Além da visita de profissionais de outras cidades do Brasil, a rede de saúde mental de São Bernardo também já recebeu profissionais do Equador, Colômbia, Chile, entre outros países.

A chefe da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de São Bernardo destacou que a visita desses profissionais é importante para que “possamos ver nosso trabalho pelos olhos de quem é de fora. Além dessa integração, eles podem nos trazer novas ideias”, destacou.