Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Quer ter seu negócio? Sala do Empreendedor pode ajudar

30 de ene de 2015 Marcelo Doradaor
O espaço fundado em 2011 centraliza serviços municipais

São Bernardo do Campo desenvolve ações para contribuir na inserção das micro e pequenas empresas no processo de desenvolvimento econômico da cidade desde 2011, por meio da Sala do Empreendedor, que até julho deste ano realizou aproximadamente 120 mil atendimentos. A unidade instalada no Paço Municipal de São Bernardo do Campo auxiliou, por exemplo, na formalização da empresa de Victor Cardoso Pinheiro, morador da cidade que, com apenas 19 anos, deu início em 2012 à empresa EcoElibrio.

Victor teve a ideia de criar sistema de limpeza e preservação de veículos delivery, mas para isso precisava entender os caminhos necessários para formalizar e tornar realidade o que era apenas uma ideia. “Procurei uma unidade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Santo André, onde prontamente me indicaram a Sala do Empreendedor de São Bernardo. Aqui participei de cursos teóricos importantes para o amadurecimento da ideia e desenvolvimento do meu negócio.”

Segundo avaliação do agora empresário, na Sala do Empreendedor os profissionais têm facilidade para entender as necessidades de quem quer iniciar ou expandir o negócio, e conseguem apontar os caminhos corretos para quem tem dúvidas sobre preenchimento de cadastros e vantagens da formalização, assim como orientar o passo a passo de medidas administrativas necessárias para que a empresa prospere.

Diretor do Departamento de Fomento à Atividade Econômica da Prefeitura, Ademir Gasparetto explica que o perfil de praticamente todo empreendedor é muito semelhante ao de Victor, que achou um nicho de mercado, se especializou e abriu o negócio. “Muitos empresários são profissionais que veem a necessidade de comandar ou criar algo próprio. O Victor é um rapaz interessante, que deu início à empresa com 19 anos e hoje já tem planos de licenciamento da marca.”

A Sala do Empreendedor disponibiliza aos interessados serviços como planejamento e abertura de novas empresas, incentivo à legalização, capacitação com palestras e treinamentos e estímulo às ações inovadoras. O empreendedor também tem acesso a consultas e orientações sobre contabilidade, alvarás, licenças, cadastro imobiliário, pesquisa e registro na Junta Comercial.

Também estão disponíveis aos profissionais palestras, cursos de qualificação e orientações de instituições como Sebrae, Banco do Povo, Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).

Serviço - A Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Informações: e-mail sala.empreendedor@saobernardo.sp.gov.br. O Paço Municipal está localizado na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.