Representantes de padarias agradecem Prefeitura por incentivos ao setor

10 de Mar de 2015 Marcelo Dorador
Arranjo Produtivo Local (APL) de Panificação do Grande ABC, criado pelo prefeito tem ajudado a modernizar segmento

O prefeito de São Bernardo do Campo recebeu na manhã desta terça-feira (10), em seu gabinete, os presidentes do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André (Sipan), Antonio Carlos Henriques, e da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Grande ABC (Aipan), Manuel Melim. Durante o encontro, os dois elogiaram os esforços da Administração municipal pelo desenvolvimento do setor por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Panificação.

De acordo com Antonio Carlos Henriques, o Toninho, muitos empresários ligados ao Sipan/Aipan conseguiram contratar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), pela Caixa Econômica Federal, por meio do APL. “Mais de 10 milhões de reais foram contratados. Isso possibilitou a modernização do setor e a qualificação de empresas, resultando na melhoria do serviço prestado à população e a criação de novos postos de trabalhos”.

Toninho também aponta outros pontos positivos da ação conjunta da direção da Sipan/Aipan e do APL de Panificação do Grande ABC, coordenado pela Prefeitura de São Bernardo. “Esperamos desenvolver parceria com a Administração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), para disponibilizar as vagas de emprego do setor no Centro de Trabalho e Renda (CTR). Atualmente, em São Bernardo do Campo, temos mais de mil vagas abertas”.

Para o prefeito, uma prova de que o setor de panificação está constantemente buscando novos caminhos e se aprimorando é a adaptação dos estabelecimentos à lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Para ajudar as padarias e outros pontos de venda de bebidas a se adaptar, a Prefeitura aderiu ao Programa Cidade Responsável, que prevê diversas ações, como a distribuição de material preventivo.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo.