Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Representantes de padarias agradecem Prefeitura por incentivos ao setor

Representantes de padarias agradecem Prefeitura por incentivos ao setor

10 de Mar de 2015 Marcelo Dorador
Arranjo Produtivo Local (APL) de Panificação do Grande ABC, criado pelo prefeito tem ajudado a modernizar segmento

O prefeito de São Bernardo do Campo recebeu na manhã desta terça-feira (10), em seu gabinete, os presidentes do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André (Sipan), Antonio Carlos Henriques, e da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Grande ABC (Aipan), Manuel Melim. Durante o encontro, os dois elogiaram os esforços da Administração municipal pelo desenvolvimento do setor por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Panificação.

De acordo com Antonio Carlos Henriques, o Toninho, muitos empresários ligados ao Sipan/Aipan conseguiram contratar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), pela Caixa Econômica Federal, por meio do APL. “Mais de 10 milhões de reais foram contratados. Isso possibilitou a modernização do setor e a qualificação de empresas, resultando na melhoria do serviço prestado à população e a criação de novos postos de trabalhos”.

Toninho também aponta outros pontos positivos da ação conjunta da direção da Sipan/Aipan e do APL de Panificação do Grande ABC, coordenado pela Prefeitura de São Bernardo. “Esperamos desenvolver parceria com a Administração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), para disponibilizar as vagas de emprego do setor no Centro de Trabalho e Renda (CTR). Atualmente, em São Bernardo do Campo, temos mais de mil vagas abertas”.

Para o prefeito, uma prova de que o setor de panificação está constantemente buscando novos caminhos e se aprimorando é a adaptação dos estabelecimentos à lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Para ajudar as padarias e outros pontos de venda de bebidas a se adaptar, a Prefeitura aderiu ao Programa Cidade Responsável, que prevê diversas ações, como a distribuição de material preventivo. 

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo.