アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

 
戻る

Revista do APL de Móveis de SBC chega com novas propostas

Revista do APL de Móveis de SBC chega com novas propostas

09 de 12 de 2014 Niceia de Freitas
Primeira edição da publicação destaca inovação e design

A primeira edição da revista do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de São Bernardo do Campo e Região foi lançada com enfoque na importância da revitalização, produção, vendas e emprego na cadeia moveleira. O evento ocorreu nesta segunda-feira (8), no Senai Almirante Tamandaré, localizado na região central de São Bernardo. Participaram cerca de 65 pessoas, entre empresários da indústria e do comércio e representantes de instituições públicas e privadas. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SDET), a publicação faz parte da política da atual gestão de dar apoio e fortalecer os grupos de APLs.

A expectativa é de que a revista APL Moveleiro do Grande ABC tenha periodicidade semestral e seja um dos principais canais de informação entre a indústria e os trabalhadores. A edição de estreia traz entrevista exclusiva com o prefeito , que destaca as políticas públicas implementadas na atual gestão, como a Feira de Móveis da Rua Jurubatuba, que resgata a identidade de São Bernardo como a capital dos móveis. Ressalta ainda o projeto de apartamento mobiliado para conjuntos habitacionais pelo poder público. Para o secretário de Desenvolvimento do município, Jefferson José da Conceição, o setor moveleiro é vital na estrutura de desenvolvimento da cadeia produtiva, que abriga mais de mil empresas na região. "Além disso, é modelo de revitalização para outros setores da indústria no ABC", disse.

Presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de São Bernardo e Região (SIMABC), Hermes Soncini diz que a proposta da revista é ser mais um instrumento de ajuda para os pequenos e médios empresários do setor na região. ¿É um canal para transmitir as principais demandas para as empresas¿, disse. O empresário cita como exemplo a necessidade de uma área para instalação do centro de reciclagem. A base de empresas do sindicato é de 1.150 associadas, que geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

O APL Moveleiro é formado por 150 empresas da região, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, e tem como objetivo implementar políticas para a modernização e competitividade do setor, além da qualificação dos trabalhadores. 

São Bernardo apoia outros 11 APLs na região: de Ferramentaria; Autopeças; Químico; Defesa; Panificação; Gráficos; Restaurante, Bares e afins; Turismo; Pesqueiro; Têxtil e Confecções e Design e Economia Criativa. Já contam com publicação própria os grupos de APL de Ferramentaria, Gráficos e Defesa.

Prêmio : Durante a reunião do APL, os participantes conheceram o centro de formação moveleira do Senai Almirante Tamandaré. Estudante da escola, Elton dos Santos Villela fez curso de aprendizagem industrial em marcenaria e atualmente participa da Olimpíada do Conhecimento da instituição. Foi vencedor da etapa estadual e participa da seletiva para a internacional, que será realizada em São Paulo, em 2015. "O Brasil tem potencial para ser campeão e espero poder representá-lo", afirmou.

 

 

.