アセットパブリッシャー アセットパブリッシャー

Revista do APL de Móveis de SBC chega com novas propostas

09 de 12 de 2014 Niceia de Freitas
Primeira edição da publicação destaca inovação e design

A primeira edição da revista do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de São Bernardo do Campo e Região foi lançada com enfoque na importância da revitalização, produção, vendas e emprego na cadeia moveleira. O evento ocorreu nesta segunda-feira (8), no Senai Almirante Tamandaré, localizado na região central de São Bernardo. Participaram cerca de 65 pessoas, entre empresários da indústria e do comércio e representantes de instituições públicas e privadas. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SDET), a publicação faz parte da política da atual gestão de dar apoio e fortalecer os grupos de APLs.

A expectativa é de que a revista APL Moveleiro do Grande ABC tenha periodicidade semestral e seja um dos principais canais de informação entre a indústria e os trabalhadores. A edição de estreia traz entrevista exclusiva com o prefeito , que destaca as políticas públicas implementadas na atual gestão, como a Feira de Móveis da Rua Jurubatuba, que resgata a identidade de São Bernardo como a capital dos móveis. Ressalta ainda o projeto de apartamento mobiliado para conjuntos habitacionais pelo poder público. Para o secretário de Desenvolvimento do município, Jefferson José da Conceição, o setor moveleiro é vital na estrutura de desenvolvimento da cadeia produtiva, que abriga mais de mil empresas na região. "Além disso, é modelo de revitalização para outros setores da indústria no ABC", disse.

Presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de São Bernardo e Região (SIMABC), Hermes Soncini diz que a proposta da revista é ser mais um instrumento de ajuda para os pequenos e médios empresários do setor na região. ¿É um canal para transmitir as principais demandas para as empresas¿, disse. O empresário cita como exemplo a necessidade de uma área para instalação do centro de reciclagem. A base de empresas do sindicato é de 1.150 associadas, que geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

O APL Moveleiro é formado por 150 empresas da região, com apoio da Prefeitura de São Bernardo, e tem como objetivo implementar políticas para a modernização e competitividade do setor, além da qualificação dos trabalhadores.

São Bernardo apoia outros 11 APLs na região: de Ferramentaria; Autopeças; Químico; Defesa; Panificação; Gráficos; Restaurante, Bares e afins; Turismo; Pesqueiro; Têxtil e Confecções e Design e Economia Criativa. Já contam com publicação própria os grupos de APL de Ferramentaria, Gráficos e Defesa.

Prêmio : Durante a reunião do APL, os participantes conheceram o centro de formação moveleira do Senai Almirante Tamandaré. Estudante da escola, Elton dos Santos Villela fez curso de aprendizagem industrial em marcenaria e atualmente participa da Olimpíada do Conhecimento da instituição. Foi vencedor da etapa estadual e participa da seletiva para a internacional, que será realizada em São Paulo, em 2015. "O Brasil tem potencial para ser campeão e espero poder representá-lo", afirmou.

.