מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

חזרה

SBC participa de feira internacional de defesa no Rio de Janeiro

13 de אפר de 2015 Niceia de Freitas
Objetivo da Prefeitura é fortalecer a inserção das empresas da cidade nessa cadeia produtiva; evento acontece de 14 a 17 de abril

A Prefeitura de São Bernardo estará no estande da delegação sueca na LAAD Defense & Security – feira internacional de defesa e segurança, que acontece de terça a sexta-feira (14 a 17), no Rio de Janeiro. Além de estreitar relações e promover negócios com empresas suecas, a administração municipal tem o objetivo de fortalecer a inserção da cidade nessa cadeia produtiva. O prefeito  também estará presente.

Na abertura do evento ocorrerá assinatura de entendimento com a finalidade de impulsionar os negócios entre as empresas dos dois países. A parceria será assinada entre a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e Associação da Indústria Sueca e de Defesa e Segurança (Soff).

A aproximação entre as empresas foi articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sdet) durante a missão de cooperação técnica e científica Brasil/Suécia realizada em setembro do ano passado àquele país. Essa comitiva reuniu representantes do poder público municipal, empresas, entidades sindicais e universidades.

No documento que será assinado, São Bernardo e São José dos Campos são citadas como prioritárias para a efetivação de negócios. “São Bernardo tem uma vocação industrial que é um grande diferencial. A previsão de crescimento da indústria de defesa e segurança, com a qual nosso parque produtivo tem considerável compatibilidade, é grande”, disse o secretário da Sdet.

Estarão na feira 10 empresas suecas de alta tecnologia e 30 que integram do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa da região.

Fóruns – Faz parte da programação da LAAD workshops e rodadas de relacionamento entre empresas do Brasil e da Suécia. No dia 15, um dos temas abordados, pelo secretário da Sdet, será “O APL de Defesa e o Anel do Conhecimento de São Bernardo do Campo: dois exemplos do Modelo de Tríplice Hélice no Grande ABC".

O Arranjo Produtivo Local de Defesa do Grande ABC foi criado pela Prefeitura para adensar a cadeia produtiva de Defesa e Segurança. A instância reúne poder público, empresas, instituições acadêmicas, representantes militares entre outros e tem o objetivo de formular ações para desenvolver esse setor econômico.

"A participação da Prefeitura e das empresas de São Bernardo e região na rodada de relacionamento  entre empresas brasileiras e suecas fortalece nossa estratégia de aproximação com instituições e atores daquele País. O encontro permitirá parcerias na área de capital, comercial e tecnológica. São elas que viabilizam efetivamente a transferência tecnológica prometida por projetos estratégicos como o próprio Gripen (modelo de caça fornecido pelos suecos ao Brasil),” afirmou.

A Prefeitura também liderou a inserção da cidade nas negociações sobre a compra e produção no Brasil da aeronave supersônica Gripen. Entre outras ações constam workshops com as Forças Armadas, com a empresa sueca Saab (vencedora da licitação para fornecer caças ao Brasil), inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), lançamento do site da indústria de Defesa, articulação para instalação de centro de catalogação das Forças Armadas em São Bernardo, viagens do prefeito e do secretário de Desenvolvimento à Suécia.

Feira - A LAAD Defence & Security - Feira Internacional de Defesa e Segurança - reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para Marinha, Exército, Força Aérea, Forças Policiais, Forças Especiais, Law Enforcement, Homeland Security, gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura.