Tartalom megjelenítő Tartalom megjelenítő

SBC promove ação de conscientização contra o câncer de mama

16 de okt. de 2015 Vladimir Ribeiro
Caminhada do Outubro Rosa neste sábado e agendamento de exames nas Unidades Básicas de Saúde no próximo dia 24 fazem parte da programação

Ocorre neste sábado (17) a Caminhada de Conscientização do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. A ação faz parte de uma série de atividades que celebram o Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. As principais ações envolvem ainda o agendamento de mamografias nas  Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A programação conta com o apoio da ONG Recomeçar é Possível e a adesão de comerciantes da avenida Kennedy e do Mercado Municipal Rudge Ramos.

A caminhada terá início às 9h e seguirá pela Rua Marechal Deodoro, no Centro, com saída da Praça da Matriz. Esse evento será realizado em parceria com a ONG Recomeçar é Possível, que é um grupo de apoio às mulheres mastectomizadas do município.

No dia 24, das 8h às 17h, haverá a campanha de prevenção do câncer de mama, quando as 34 UBSs do município estarão abertas exclusivamente para realizar a coleta de papanicolau (exame preventivo do câncer de colo de útero) e para orientações e agendamento de mamografias para as mulheres com mais de 50 anos, com histórico familiar da doença ou que apresentem suspeitas de nódulos no seio.

No Hospital Anchieta, está prevista uma programação que terá início no dia 26 e se estenderá até o dia 29 de outubro, com palestras, oficinas de artesanato, contação de histórias e apresentação de coral, voltadas aos trabalhadores do hospital e pacientes.  As oficinas de artesanato serão realizadas em parceria com a ONG Recomeçar é Possível.

Comerciantes da Avenida Kennedy e do Mercado Municipal Rudge Ramos estão apoiando a campanha, com distribuição de material educativo da Secretaria de Saúde em seus estabelecimentos, além da utilização de laços cor de rosa nos uniformes dos seus funcionários.

Além dessas iniciativas, as UBSs estão realizando, ao longo do mês, atividades de orientação às pacientes, assim como palestras e outras ações no Hospital Municipal Universitário (HMU) destinadas às equipes de saúde e às mães.

Acompanhamento – Nas UBSs são realizados todos os exames necessários para o acompanhamento ginecológico, como de prevenção do colo uterino, coleta de sangue e a solicitação de mamografia, ultrassom ou outros procedimentos que são realizados por laboratório prestador contratado pelo município. Os resultados são fornecidos  em cerca de 20 dias e, caso venham alterados, as pacientes são encaminhadas ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

Os casos de urgência ginecológica à noite ou nos fins de semana devem ser encaminhados para o Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico do Hospital Municipal Universitário (HMU).

Em São Bernardo, são realizados mensalmente, pela rede municipal de saúde, cerca de 27 mil mamografias e 45 mil exames de papanicolau. Além disso, o Caism acompanha 2 mil pacientes que estão em tratamento de câncer. Após as cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, as pacientes permanecem em controle por período médio de 5 a 10 anos.

A Secretaria realiza anualmente duas campanhas de prevenção do câncer de mama e do colo uterino: em março, no Mês da Mulher; e em outubro, ambas sem necessidade de agendamento da consulta.

A doença – Na maioria dos casos de câncer de mama não há uma causa específica. Porém, há fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa, sedentarismo, tabagismo e ingestão de gordura são os principais. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos e filhos).

A forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sinais e sintomas menos frequentes são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo). Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

A realização de autoexame após o período menstrual ajuda a perceber precocemente alterações na mama, mamilos e abaulamentos em pele. Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura.

Todas as mulheres devem fazer autoexame até sete dias após o período menstrual. Deve ser realizado em pé, em frente ao espelho, deitada, com uma das mãos atrás da cabeça, ou até durante o banho.