São Bernardo amplia oferta de testagem rápida de detecção de HIV no Dezembro Vermelho

01 de Dez de 2023 Vivian Rossi

Mês chama a atenção para a conscientização e prevenção de todas as infecções sexualmente transmissíveis

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês considerado de conscientização e prevenção ao HIV, a Prefeitura de São Bernardo amplia a testagem de detecção do vírus causador da Aids e as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com a ação “Fique Sabendo”. Neste sábado (2/11) a iniciativa será realizada na Praça da Matriz Prefeito Antônio Tito Costa (Rua Marechal Deodoro), com atendimento gratuito para toda a população das 10h às 15h.

Além da ação na Matriz, a equipe do programa municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis realiza, na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Baeta Neves), a campanha anual “Fique Sabendo”, até o dia 7 de dezembro. Na programação ofertada pela equipe multiprofissional está a realização de testes rápidos de detecção destas doenças, bem como a distribuição de preservativos externos, abordagem com orientações sobre as reais formas de transmissão e, em especial, uma caixa de perguntas anônimas, que serão respondidas pelos profissionais de saúde no mural da unidade.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a campanha reforça também o direito que todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm de iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente. “Com a detecção precoce, a pessoa inicia o tratamento e preserva o seu sistema imunológico. Esses medicamentos impedem que o vírus se multiplique dentro das células e, desta forma, evitam que a imunidade caia e que a Aids apareça”, explicou.

ATENDIMENTO CONTÍNUO - Além da atividade, São Bernardo mantém atendimento diário aos portadores do vírus HIV e Hepatites Virais (HV) na Policlínica Centro, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, por meio de uma equipe multiprofissional, composta por infectologista, psiquiatra, hepatologista e ginecologista, além de assistente social, dentista, enfermeiro, psicólogo, fonoaudióloga, nutricionista e orientadores.