Asset Publisher Asset Publisher

SBC apresenta programa Cidade Responsável a representantes da OEA

04 de 八月 de 2015 Vladimir Ribeiro
Iniciativa tem o objetivo de evitar o consumo de álcool por crianças e adolescentes

As ações do programa ‘Cidade Responsável’, desenvolvido em São Bernardo e que tem o objetivo de evitar o consumo de álcool por menores de idade, foram apresentados a representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) durante reunião nesta terça-feira (4) no auditório da Cidade da Criança. A iniciativa, um conjunto de ações preventivas, é desenvolvida graças à parceria entre a Prefeitura e a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).

Estiveram presentes, além do secretário de Serviços Urbanos, que representou o prefeito, o diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni, a diretora do departamento de segurança pública da OEA, Paulina Duarte, e o representante do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da entidade, Paulo Vannuchi.

O programa está sendo implantado durante este ano tendo por base cinco pilares: escolas, redes de saúde, pontos de venda, eventos e comunidades sociais.

Uma das ações do programa, a campanha ‘Beber Só Se For Legal’, prevê a distribuição de outdoors educativos nos principais pontos da cidade, assim como de cartazes, adesivos e outros materiais em pontos de venda como bares, restaurantes e supermercados.

Em outra ação, mais recente, foram distribuídos panfletos educativos sobre a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes em estabelecimentos da Avenida Kennedy.

Também serão veiculados filmes de 15 minutos para TVs internas e corporativas, spots de 15 minutos para rádios comunitárias locais e distribuídos 200 mil folhetos de apoio aos agentes de saúde, banners e materiais didáticos para educadores, além da apresentação do curta-metragem #SELIGA em parques e colégios da cidade.

Paulo Vanucchi destacou que a ação é positiva, pois tem caráter educativo ao invés de simplesmente proibir a bebida alcoólica. “Outras ações já fizeram isso e falharam. O álcool sempre esteve presente na sociedade, porém o que nunca foi dito é a necessidade de ter limites para consumi-lo”, destacou.

O secretário de Serviços Urbanos salientou que o programa é de grande importância para a Prefeitura, que destacou 150 técnicos de 13 secretarias diferentes para viabilizar as ações. “Temos capacidade de avançar ainda mais e agregar mais empresas que produzem bebidas alcoólicas nas ações. Algumas já demonstraram interessem em participar”, disse.

O diretor executivo da CervBrasil ressaltou que a experiência em São Bernardo tem sido positiva e que, nos próximos meses, o programa deve ser estendido para outras cidades da região. “Além disso, queremos também trazer crianças e adolescentes para serem mais ativos no programa e falar de suas visões sobre o assunto”, disse.