Publicador de contenidos Publicador de contenidos

São Bernardo cria site para empresas que integram 10 APLs na região

19 de ene de 2015 Niceia de Freitas
Ferramenta promove e fomenta negócios entre empresas de vários segmentos industriais

A Prefeitura de São Bernardo do Campo lançou site para as empresas que fazem parte dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Por meio do endereço www.redeaplsabc.com.br, as empresas podem obter informações atualizadas de produtos e serviços. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), que administra os APLs, o site é mais uma ferramenta para promover e fomentar negócios entre as empresas de diversos segmentos na região.

Participam da divulgação empresas dos grupos de 10 APLs: Defesa, Panificação, Bares e Restaurantes, Moveleiro, Têxtil e Confecção, Economia Criativa, Gráficos, Ferramentaria, Pesca e Turismo.  Destes, o único que possui endereço exclusivo é o de Defesa www.industriadefesaabc.com.br.

No site é possível encontrar informações como a importância do desenvolvimento regional e políticas de apoio. O secretário de Desenvolvimento Econômico Jefferson José da Conceição disse que a ação contribui para impulsionar as atividades dos grupos de empresas. Elas podem buscar interação independentemente do ramo de atuação.

Os APLs tiveram o reconhecimento do Observatório Brasileiro de Arranjo Produtivo Local (OBAPL), enquanto instituição formalmente constituída, o que possibilita ampliar as ações, obter suporte de órgãos governamentais e de bancos para todos os ciclos produtivos dos APLs. Como consequência é possível identificar melhorias no processo de desenvolvimento regional, disse Jefferson. O Núcleo Estadual dos APLs também reconhece os APLs da região.

Outra conquista importante é que o site recém-lançado foi inserido no Observatório do Mercosul. Segundo o secretário de Desenvolvimento de São Bernardo, as empresas terão maior visibilidade para propor novos negócios da rede no Cone Sul.

APLs - Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantém vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais como: governo, associações empresariais, de ensino e pesquisa.