São Bernardo dá aval para obras de infraestrutura no Jardim João de Barro

11 de Out de 2023 Fábio Martins

Bairro na região do Grande Alvarenga vai receber pacote de intervenções cujo investimento chega ao volume de R$ 21,8 milhões

Dentro de pacote de investimentos para viabilizar ações concretas em bairros do Pós-Imigrantes, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, deu aval para início imediato de obras de infraestrutura urbana no Jardim João de Barro, região do Grande Alvarenga, atendendo demanda de mais de 30 anos da comunidade. Diante do compromisso firmado em contrato, a Administração municipal entrará com aporte significativo no valor de R$ 21,8 milhões para efetivar as intervenções no local.

A ordem de serviço foi assinada em evento realizado na associação de moradores do João de Barro, ato que reuniu, além do chefe do Executivo, secretários, vereadores e moradores. A lista de obras desta primeira etapa é composta por execução de serviços de pavimentação, urbanização e sinalização viária, microdrenagem, novas calçadas, guias e sarjetas, além de medidas em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), incluindo implantação de rede de esgoto, ligações de ramais e linhas de recalque.

“Obra histórica, um conjunto de melhorias no João de Barro. É uma intervenção que vai pagar dívida simbólica que por muitos anos esses bairros ficaram esquecidos, mas isso acabou. Vamos finalizar as ações dentro do nosso mandato. Será uma verdadeira urbanização, grande, completa. Não é quebra galho. Temos recurso garantido para começar e concluir. Importante deixar claro: iremos entregar até fim de 2024”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A etapa das intervenções contempla aproximadamente 10 quilômetros de vias, o equivalente a 70 mil metros quadrados de requalificação asfáltica. Entre as vias beneficiadas no bairro estão inseridas as ruas Tangarás, Tucanos, Siriema, Rouxinol, Beija Flor, Flamingo, das Garças, Albatroz, Bem-Te-Vi, das Andorinhas, dos Canários, das Araras, Sabiá, da Coruja, Cardeal, Pelicano, do Pavão, Falcão, Ave do Paraíso, da Águia, Condor, Ema, Beira Rio e Planalto, assim como a Avenida João de Barro.

Morador do bairro desde que nasceu há 40 anos, o auxiliar de limpeza geral Anderson Ferreira Macedo descreveu que as medidas vão melhorar em 100% a vida dos munícipes do João de Barro, antigo sonho dos moradores. “É uma conquista importante, de todos, anos e anos de espera, muitas dificuldades, principalmente em relação à rede de esgoto. Sinceramente, já estávamos sem esperança. Agora, será uma melhoria para todos daqui.”

As obras compreendem o lote 3 da iniciativa, que faz parte do Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental de Bairros de São Bernardo (Prosabs). O projeto, em andamento, abrange maior volume de investimentos de reestruturação da história. Todo o pacote soma mais de R$ 500 milhões e engloba ações de mobilidade urbana, como recapeamento asfáltico, urbanização, alargamento de vias, implantação de ciclovias, renovação de sinalização, e micro e macrodrenagem, bem como construção de equipamentos públicos, a exemplo de UBSs, creches e ecopontos.

O lote referido envolve ainda os bairros Jardim Laura, Vila União, Jardim Casa Nova, Jardim Ana Faletti e Jardim América do Sul, perfazendo a segunda etapa das obras. Ao todo, a região – localizada às margens da Represa Billings - irá registrar medidas de requalificação em 20 quilômetros de vias, o que consistirá em investimento de R$ 43,6 milhões neste trecho.

REGULARIZAÇÃO - Paralelamente às obras de infraestrutura do bairro, a Prefeitura de São Bernardo já deu encaminhamento também no processo de regularização fundiária de lotes do Jardim João de Barro. Mediante o procedimento, em trâmite no cartório, cerca de 1.200 famílias podem ser contempladas com escritura do imóvel.