Editor de continguts Editor de continguts

Vés enrere

São Bernardo dá início à IX Conferência Municipal de Saúde

20 de juny de 2015 Illenia Negrin
Encontro, que termina neste domingo, reuniu em torno de 350 pessoas; Lumena Furtado representou o Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde de São Bernardo deu início na manhã deste sábado (20) à IX Conferência Municipal de Saúde. O tema central deste ano é “Saúde pública de qualidade para cuidar das pessoas: direito do povo brasileiro”. O objetivo do encontro, que se estende até este domingo (21), é debater ideias e diretrizes para aprimorar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, além de definir as propostas que serão apresentadas pelo município as conferências estadual e nacional.

Cerca de 350 pessoas participaram da abertura da conferência, realizada na sede da Coordenadoria de Assuntos para a Juventude (Cajuv). A secretária de Saúde da cidade lembrou que nos últimos anos foram feitos inúmeros esforços para garantir a participação população efetiva na construção das políticas públicas de saúde. Ela citou a lei 5961, promulgada em 2009, que regularizou o Conselho Municipal de Saúde e os Conselhos Gestores de Unidade em todos os serviços da rede, além de definir a realização das conferências municipais a cada dois anos.

“Esta é a quarta conferência em seis anos. E não estamos apenas cumprindo um ritual obrigatório. De fato, estamos construindo consensos em torno das ações e prioridades na área da Saúde. Nenhum governante ou gestor pode ignorar o quão relevante é o poder de mobilização da nossa sociedade, e o quanto isso é fundamental para termos um sistema de qualidade”, avalia a secretária.

Durante o primeiro dia do encontro, foram discutidas as 123 propostas elaboradas nas 13 pré-conferências promovidas em toda a cidade entre os dias 4 e 21 maio. Essas propostas foram divididas em oito eixos, e serão debatidas em 16 grupos. Ao todo, participam da IX Conferência Municipal 272 delegados (136 usuários da rede, 68 trabalhadores da saúde e 68 gestores e prestadores de serviço), além de 30 convidados da comissão organizadora e 20 observadores.

Para Lumena Furtado, secretária nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, há quem defenda a privatização do serviço público de Saúde, creditando ao mercado a regulação de uma área essencial. E isso seria desastroso para o País. Daí a importância de se fortalecer os espaços de discussão. “São Bernardo promoveu uma revolução no SUS, e nos mostra que é possível ter um sistema de qualidade. Basta ter vontade política de fazer, e unir forças com os trabalhadores e usuários do setor. Se aqui temos uma experiência exitosa é porque houve a participação de todos”, afirma.

O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo disse, durante a abertura, que cuidar de pessoas é uma missão de todas as secretarias. E que na Saúde a qualidade da atenção deve continuar sendo perseguida diariamente. “Muita gente desqualifica o SUS porque tem interesse em ganhar dinheiro. Mas saúde não é mercadoria. E vamos continuar lutando por ele, porque o SUS é o que tem de melhor para o trabalhador brasileiro”, sustenta.

A IX Conferência Municipal de Saúde continua neste domingo, a partir das 9h, com a eleição dos delegados que representarão São Bernardo na 7ª Conferência Estadual de Saúde e na 15ª Conferência Nacional de Saúde, além da discussão e aprovação do relatório final do encontro.