SBC participa da tradicional Festa de Ogum no Ginásio do Baetão, na sua 6ª edição

15 de Mai de 2016 Niceia de Freitas
Evento celebra culturas e raízes africanas

São Bernardo celebrou neste domingo, a 6ª Festa de Ogum, com atividades no Ginásio do Baetão, no Bairro Baeta Neves. Tradicional evento de raízes africanas é promovido pela Associação Federativa da Cultura e Cultos Afro-Brasileiros (Afecab) com o apoio da Prefeitura. Na ocasião, o secretário de Ações Governamentais, que também responde por Serviços Urbanos, representou o prefeito.

"Essa festa é extremamente importante para todas as pessoas que gostam do candomblé, mas também serve para que haja, cada vez mais, conscientização da população. É preciso ter respeito com todas as religiões. Nesse sentido, o atual governo municipal trabalha por todas as instituições de diferentes credos e raças. Prova disso é que temos um fórum onde todos defendem o seu espaço”, disse o secretário.

O evento realizado pela Afecab representa as casas de umbanda e candomblé. De acordo com o babalorixá Marcelo de Logum Ede, presidente da Afecab, a celebração traz não só a religiosidade deste povo para as ruas, mas, também, e principalmente, a cultura, com o objetivo de agregar cada vez mais e afastar a intolerância e o desrespeito.

A festa teve início com carreata, que seguiu com a imagem de São Jorge, a partir das 10h pela Avenida Juscelino Kubitschek, 319, Jardim Continental, atravessou parte da cidade, descendo a Rua Marechal Deodoro até o Ginásio do Baetão, com chegada por volta de 11h. Após liturgia foi aberta para a feira de alimentação, com comidas típicas, além de apresentações culturais.