São Bernardo realiza busca ativa de artistas para promover Lei Paulo Gustavo

05 de Out de 2023 July Stanzioni

Ação já atingiu mais de 700 produtores de cultura de bairros como Alvarenga, Pós-Balsa, Jordanópolis, Jardim Calux, entre outros

Visando amplificar as possibilidades que a Lei Paulo Gustavo oferece a quem produz cultura em São Bernardo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, mantém cronograma de busca ativa de artistas para orientações sobre o novo dispositivo e seus editais, que foram lançados no final de setembro. Durante os encontros, os interessados são informados sobre o funcionamento da Lei Paulo Gustavo e instruídos sobre como elaborar e inscrever o projeto. A ação já atingiu mais de 700 produtores, entre as modalidades presencial e virtual.

“Nas reuniões levamos um profissional da área de projetos para conversar com a população, facilitando assim o processo de escrita dos projetos dos fazedores de cultura da nossa cidade. Com essa ação, conseguimos, com a experiência dos técnicos da Secretaria de Cultura, garantir que eles consigam preencher o formulário de inscrição de modo correto, aumentando as chances de pleitearem a premiação”, pontuou Samara Dinis, diretora de departamento na Secretaria de Cultura e Juventude, que atualmente responde pela pasta.

POLÍTICA PERMANENTE – Segundo Samara, a busca ativa será disponibilizada também em outras ações da secretaria a partir de agora. “Estamos dando o pontapé com a Lei Paulo Gustavo, mas ela será permanente para outros programas da pasta e para todas as ações nesse setor a partir de agora”.

R$ 6,1 MILHÕES PARA O FOMENTO CULTURAL – Lançado no fim de setembro, o investimento na produção local por meio da Lei Paulo Gustavo em São Bernardo soma R$ 6,1 milhões. O recurso será disponibilizado por meio de 16 editais que vão de projetos sobre Linguagem Livres, Cultura Identitária, Acervo de Memória, Produção de Longa Metragem e Piloto de Série, Incubação de Startups, Websérie, Cineclube, Espaços Periféricos de Exibição de Filmes e Formação em Gestão de Programas Culturais. O valor liberado à cidade também será destinado à criação de uma sala de cinema no teatro Cacilda Becker, localizado no Paço Municipal.

INSCRIÇÕES - A iniciativa recebe inscrições até o dia 17 de outubro. Para o envio dos projetos é necessário preenchimento de formulário disponibilizado no site: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/leipaulogustavo.

LEI PAULO GUSTAVO - A Lei Federal Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, foi regulamentada em 11 de maio de 2023. Os recursos repassados pelo Governo Federal provêm do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA (verba oriunda da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - Condecine), a ser aplicado exclusivamente no setor audiovisual, e do Fundo Nacional da Cultura - FNC, a ser aplicado nos demais setores culturais.