Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

São Bernardo recebe certificação nacional por eliminação na transmissão vertical do HIV

São Bernardo recebe certificação nacional por eliminação na transmissão vertical do HIV

11 de Dez de 2023 Vivian Rossi

Município comprova que zerou a transmissão do vírus de mãe para filho atendendo aos critérios de avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)

A Prefeitura de São Bernardo recebeu, na última sexta-feira (8/12), certificação emitida pelo Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV. O município comprovou que zerou a transmissão do vírus de mãe para filho atendendo aos critérios de avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

O certificado comprova que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Bernardo, não houve contaminação durante gestação, parto ou amamentação, do vírus causador da Aids. De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, esse reconhecimento é muito importante para o avanço das políticas públicas na cidade.

“A Atenção Básica pratica uma busca ativa constante pelas gestantes de cada território do nosso município. Enfatiza a importância da realização do Pré-Natal desde o início de cada gestação e este indicador é mais uma prova de que nosso trabalho está no caminho certo.
Quero destacar também a equipe do nosso Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que tiveram papel fundamental para esse certificado”, declarou Dr. Geraldo.

Dentre os índices analisados está o teste de detecção do HIV, realizado no primeiro trimestre de gestação, com alcance de 100% das gestantes atendidas pelo município, em 2021. Em 2020, o índice era de 97%.

AVALIAÇÃO – Para conceder o certificado, a Comissão Nacional de Validação (CNV) avaliou vários critérios de impacto dos últimos dois anos, principalmente os relacionados à quantidade de gestantes soropositivas, todo o acompanhamento desde o pré-natal ao parto, incluindo a cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal, a taxa de transmissão vertical do HIV, além do acompanhamento do bebê nos primeiros anos de vida, ações de prevenção na Atenção Primária e assistência na maternidade, entre outros.

TRANSMISSÃO VERTICAL – A transmissão vertical ocorre quando a mãe não é diagnosticada ou tratada adequada e oportunamente. Assim, há risco de transmissão da infecção do HIV para a criança durante a gestação, parto e a amamentação. Para evitar a transmissão, a Prefeitura de São Bernardo atua em diversas frentes com o uso de protocolos e acompanhamento clínico rigoroso das gestantes soropositivas e dos seus bebês.

PROGRAMA MUNICIPAL IST – São Bernardo mantém atendimento diário aos portadores do vírus HIV e Hepatites Virais (HV) na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Baeta Neves), de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, por meio de uma equipe multiprofissional, composta por infectologista, psiquiatra, hepatologista e ginecologista, além de assistente social, dentista, enfermeiro, psicólogo, fonoaudióloga, nutricionista e orientadores.