מוציא לאור של הנכס מוציא לאור של הנכס

חזרה

Saúde conclui formação de 700 recepcionistas e oficiais

11 de ספט de 2015 Illenia Negrin
Objetivo do encontro foi discutir as vivências dos trabalhadores da área

A Secretaria de Saúde de São Bernardo realizou nesta quinta-feira (10) seminário para marcar o encerramento do curso de qualificação de 700 recepcionistas e oficiais administrativos da rede municipal. O objetivo do encontro foi discutir as vivências dos trabalhadores durante a formação e os impactos positivos que a iniciativa produziu no atendimento à população.

O curso, ministrado em 2014 e 2015, foi realizado em parceria com o Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC (Cesco), teve carga horária de 160 horas e envolveu os profissionais dos serviços de Urgência e Emergência (UPAs, SAMU, PID e Pronto-Socorro Central); Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilâncias, Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas Municipal, Apoio à Gestão do SUS e Departamento de Administração.

As aulas tiveram como base os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua estruturação na cidade, e também a importância do cuidado humanizado. A metodologia utilizada possibilitou que os trabalhadores realizassem análise crítica de suas práticas e a troca de experiências. “Para nós é fundamental que eles se reconheçam como importantes agentes de transformação. Todo o processo de aprendizagem foi conduzido de modo a valorizar e respeitar os saberes de cada um, onde alunos e facilitadores tinham algo a ensinar”, afirma a secretária de Saúde.

A secretária ressaltou que a educação permanente dos profissionais, nos mais diversos níveis, vem sendo realizada desde 2009 e é um dos ingredientes fundamentais da transformação pela qual a saúde de São Bernardo passa nos últimos anos. “Construímos novas unidades, reformamos tantas outras. Mas nada disso funcionaria de maneira adequada se os usuários não fossem acolhidos com respeito. As recepções são locais estratégicos na nossa rede de saúde porque são o primeiro contato que o usuário tem com o serviço, daí a grande importância desse curso”, avalia.

A formação tem rendido bons frutos. A oficial administrativa Elisabete Barros da Silva trabalha na UPA São Pedro, a mais movimentada do município, e diz que sua prática mudou depois do curso. “Achei muito interessante. Tinha dúvidas sobre como funcionavam os demais serviços e quando indicar ao usuário que procurasse uma UBS, por exemplo. É importante conhecer para poder orientar quem nos procura”, opina. Ela afirma que o atendimento humanizado é sua prioridade, uma vez que ela e toda família também utilizam o SUS. “Trato a todos como gostaria de ser tratada quando preciso de uma consulta médica”, diz ela.

Elisabete era uma das participantes do seminário realizado no Teatro Elis Regina, com a presença de trabalhadores da rede, representantes do Cesco, facilitadores do curso e da professora doutora Rosemarie Andreazza, da Unifesp. Todos os alunos do curso receberão certificados.