Publicador de contenidos Publicador de contenidos

SBC fará pesquisa sobre incidência de cáries em crianças de 5 anos

06 de ago de 2015 Vladimir Ribeiro
Trabalho deve ser iniciado em outubro na rede de ensino

A Prefeitura de São Bernardo fará pesquisa para levantar a incidência de cáries em crianças com idade até 5 anos da rede municipal de Educação de São Bernardo. Nesta quinta-feira (6), houve a primeira reunião com o professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) Antonio Carlos Frias, coordenador do trabalho que envolverá cerca de 20 dentistas da rede de Saúde do município e da Associação de Jovens Dentistas.

Esta não é a primeira pesquisa realizada em São Bernardo com esse objetivo. O professor Frias coordenou outro levantamento no período 2010/2013. Parte da avaliação foi feita em 2010 e 2011 por alunos do curso de Saúde Coletiva da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) de São Bernardo com estudantes das escolas municipais e em adultos frequentadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outra amostra com 407 crianças da rede estadual de ensino foi avaliada em 2013 pelos alunos do curso de Saúde Coletiva da USP.

Na pesquisa com crianças de até 5 anos o índice de cáries ficou abaixo dos encontrados nas médias no Brasil, no Estado e na Capital. Mais animadores ainda foram os resultados verificados no estudo feito em 2013 nas escolas estaduais. Foi registrado índice de 1,01 de cárie dentária em crianças de 12 anos, faixa etária que já conta com dentição completa. A média para essa faixa no Brasil é de 2,07 cáries por criança. Com isso, São Bernardo apresentou padrão de saúde bucal bastante positivo, pois atende à meta recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de índice menor ou igual a 3 cáries por criança com 12 anos.

Os pesquisadores consideraram que o bom resultado foi fruto da fluoretação da água na cidade, controlada mensalmente pela Secretaria de Saúde; do acesso a produtos de higiene bucal; e pelas ações preventivas feitas pelo SUS e pelos dentistas do município.

O professor Frias explicou que o novo estudo ainda está sendo formatado, em conjunto com os gestores da rede de saúde bucal de São Bernardo, mas levará em conta alguns aspectos da pesquisa anterior. “Estamos traçando a forma como será feito esse estudo, se vamos analisar regiões do município ou este como um todo, quais escolas, quais bairros, entre outros aspectos”, disse.

O início dos trabalhos deve ocorrer em outubro deste ano, e os índices obtidos deverão ser divulgados em janeiro de 2016. “A partir dos resultados, a rede municipal poderá aprimorar o trabalho que já é realizado no município”, destacou.