Testes rápidos de DST/Aids podem ser feitos no Hospital de Clínicas

14 de Jul de 2015 Vladimir Ribeiro
Serviço também é oferecido nas 34 Unidades Básicas de Saúde de São Bernardo

Os testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, estão sendo realizados no Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, no Bairro Alvarenga. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/Aids/Hepatites de São Bernardo está funcionando temporariamente no local em razão da reforma e ampliação da Clínica de Especialidades Médicas, no Centro, que será transformada em Policlínica.

No Hospital de Clínicas são oferecidos dois tipos de testes rápidos, o de fluído oral e o de sangue. No primeiro caso, o paciente precisa ficar 30 minutos, antes do exame, sem ingerir comida e bebida e sem fumar. No segundo, não é necessário preparo.

No momento do exame, o paciente é acolhido pelos profissionais do CTA, cuja equipe multidisciplinar conta com enfermeiros, médicos, assistente social, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros profissionais. Como parte do atendimento, também é feita a orientação sobre a necessidade de usar preservativo.

O método utilizado no teste rápido permite que o paciente conheça o resultado em aproximadamente 15 minutos e, se diagnosticado com alguma doença, seja orientado e encaminhado imediatamente para o tratamento adequado.

De acordo com a educadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Sandra Regina  Marini, os exames têm 99,9% de acerto. “O diagnostico precoce ajuda no tratamento, por isso as pessoas devem fazer o teste rápido se tiverem alguma suspeita de terem contraído HIV”, disse. O teste também é feito nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O programa oferece ainda, no Hospital Anchieta, academia para os pacientes que sofrem de lipodistrofia, síndrome que provoca alterações na distribuição de gordura no organismo.

As pessoas portadoras de HIV também dispõem de atendimento especializado em saúde bucal na unidade Brasil Sorridente/Centro de Especialidades Odontológicas do Alvarenga.

O programa de DST/Aids funciona de segunda e sexta-feira, das 8h às 16h. Informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 4353-1578. O Hospital Municipal de Clínicas José Alencar fica na Estrada dos Alvarenga, 1.001, no Bairro Alvarenga.