Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Vigilância promove encontro com setor odontológico de São Bernardo

28 de may de 2015 Vladimir Ribeiro
Objetivo é dar orientação e sanar dúvidas de profissionais, com informações sobre esterilização e radiologia odontológica

Com o objetivo de prestar esclarecimentos, dar orientações e sanar dúvidas de profissionais do setor odontológico, o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilância da Prefeitura de São Bernardo promoveu o encontro Proteção à Saúde e Vigilâncias em Serviços Odontológicos. O evento foi realizado nesta quarta-feira (27), no Teatro Martins Pena, e contou com a presença de dentistas e representantes de clínicas odontológicas da cidade. Foram abordados temas como boas práticas nos serviços de odontologia, com informações sobre biossegurança, esterilização, radiologia odontológica e gestão da atividade odontológica.

A estimativa é que na cidade existam cerca de 850 estabelecimentos, entre consultórios e clínicas, cadastrados na Vigilância. Este foi o quarto encontro realizado com profissionais do setor, inclusive com aqueles que trabalham na rede municipal de saúde.

O secretário adjunto de Saúde,  que fez a abertura do evento, destacou que a ideia é orientar os profissionais que atuam no setor sobre os riscos de falhas na esterilização dos equipamentos e os perigos da radiação do aparelho de raios X, entre outros aspectos. “Se alguns instrumentos não forem bem esterilizados, há riscos de infecções de paciente para paciente”, exemplificou.

A dentista Rita Armoni, que exerce a função há 33 anos, participou do encontro e aproveitou para se informar sobre novidades. “É uma boa oportunidade para buscar atualizações sobre normas que precisamos para continuar atuando e protegendo a saúde dos pacientes”, destacou.