Asset Publisher Asset Publisher

 
Zurück

Vigilância realiza encontro com rede hospitalar

Vigilância realiza encontro com rede hospitalar

16 de Sep de 2015 Illenia Negrin
Encontro reuniu representantes dos 18 hospitais da cidade

A Secretaria de Saúde de São Bernardo realizou, na tarde de terça-feira (15), evento que reuniu representantes dos 18 hospitais da cidade. Durante o encontro, foram apresentados os resultados das inspeções realizadas pelo Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias ao longo de 2014 e 2015, além das irregularidades mais recorrentes encontradas nas unidades.

O objetivo, segundo a chefe de Seção de Vigilância e Fiscalização dos Serviços de Saúde, Maria do Carmo Fernandes, é dar transparência ao processo de fiscalização e contribuir para que os hospitais entendam a importância de corrigir as inconformidades. “É fundamental que as unidades percebam que as irregularidades colocam em risco a saúde dos trabalhadores e também a segurança dos pacientes”, explica.

Durante o ano de 2014, as principais inconformidades encontradas em alguns estabelecimentos hospitalares foram com relação à Central de Material Esterilizado (CME), como falta de climatização e equipamentos e separação adequada entre as áreas limpa e suja. Foram também observadas avarias de estrutura, sendo as mais comuns manchas de mofo nas paredes e ausência de pias em número suficiente para lavagem das mãos. “A instalação de pias é um item imprescindível, porque a higienização das mãos dos profissionais de saúde é um procedimento que contribui para a prevenção e redução das infecções hospitalares”, ressaltou Maria do Carmo.

No primeiro semestre de 2015, o foco da fiscalização foram as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), de atenção ao parto e dos serviços de endoscopia ofertados nos hospitais. Mais uma vez, as CMEs de alguns hospitais apresentaram irregularidades. Já nas UTIs foi constatada a falta de profissionais habilitados e também número insuficiente de trabalhadores com dedicação exclusiva ao setor. 

“Não queremos adotar postura punitiva, mas sim dar a oportunidade para que todos acertem e façam as adequações necessárias. Esse encontro tem como finalidade conscientizar os responsáveis pelos hospitais para que a legislação seja cumprida e os usuários recebam atendimento com qualidade e segurança”, sustentou a chefe da seção.

Este é o segundo ano consecutivo que o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias promove o encontro, que contou com a presença de diretores clínicos, responsáveis técnicos dos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCHI) e Núcleos de Segurança do Paciente, enfermeiros e demais profissionais da saúde. Também participaram representantes de dois serviços de hemodiálise e de um serviço de diagnóstico por imagem.