Asset Publisher Asset Publisher

Vila Dayse ganha Unidade Básica de Saúde totalmente reformada

21 de 一月 de 2016 Marcelo Dorador
No ato inaugural, população pode conhecer as novas instalações da UBS

“Agora a população ganha como um todo, já que além de uma UBS totalmente nova, temos um local adequado para reuniões e atividades com a comunidade, como o programa De Bem com a Vida. A afirmação é da dona de casa Alcinéia Perião, que participou da  da entrega da unidade reformda, nesta quarta-feira (20). A usuária do equipamento mora no bairro há 50 anos.

O prefeito de São Bernardo recordou que,  desde que assumiu a administração da cidade, em 2009, tem trabalhado para a transformação da rede municipal de Atenção Básica. “Quando pensamos em saúde, temos de ter em mente a prevenção. A idade vai chegar para todos, e é pelo cuidado com a saúde que teremos uma vida agradável, ou cheia de dificuldades. Essa unidade é mais um exemplo de todo o trabalho que estamos fazendo em nossa cidade”, afirmou.

A UBS tem 25 mil usuários cadastrados e, além da Vila Dayse, atende moradores de outros 17 bairros: Jardim Antares, Jardim Copacabana, Jardim do Mar, Jardim Hollywood, Jardim Paramount, Jardim Silvestre, Jardim Três Marias, Parque Anchieta, Parque São Diogo, Vila Cristiane, Vila Margarida, Vila Marlene, Vila Marli, Vila São João, Vila Sônia, Vila Suzana e Vila Tereza.

A secretária de Saúde disse que as intervenções da unidade custaram R$ 1.114.896,81, assim distribuídos: governos federal (R$ 350.000,00) e estadual (R$ 217.000,00) e dos cofres municipais (R$ 547.896,81). “Esses recursos foram aplicados para realizar melhorias nos consultórios médicos, farmácia, salas de curativo, acolhimento, raio X odontológico, salas de medicação, inalação, vestuários dos trabalhadores, tornando essa UBS em um equipamento pronto a acolher bem os trabalhadores e a população”.

Foram criadas também salas para reuniões comunitárias, para a equipe multiprofissional, anfiteatro para 60 pessoas no pavimento superior e ambiente adequado para o atendimento em saúde mental. As salas de espera estão mais espaçosas e o consultório odontológico passa a contar com quatro cadeiras.

Também foram implementados estacionamento para dez veículos, áreas ajardinadas, banheiros adaptados, espaço criança, escovódromo, fraldário, copa, cozinha e uma fachada padronizada com pórtico.

Reforma na rede de Atenção Básica – Desde 2009, a rede municipal de Atenção Básica está passando por reformas e essa é a 31ª unidade entregue pela administração municipal. Além da implantação da UBS Jardim das Oliveiras, em 2009, foram reformadas e ampliadas as unidades: Silvina, Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Finco, Taboão, Pauliceia, Orquídeas, Planalto, Nazareth, Alves Dias, Parque São Bernardo, Selecta, Represa, Vila Euclides, Farina, Jordanópolis, Vila Marchi, Demarchi, União, Riacho Grande, Baeta Neves, Caminho do Mar, Vila Dayse, Ipê, Leblon.

Também foram construídas novas sedes para as UBSs Batistini e Rudge Ramos e inauguradas duas novas unidades, a do Montanhão e do Areião.

Já as obras de reforma e ampliação da UBS Vila Rosa deverão ter início no primeiro semestre de 2016.