Você sabe o que é Hanseníase?

15 de Jan de 2016

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que atinge a pele e os nervos, principalmente os dos braços, pernas e rosto, podendo causar deformidades. Nos olhos também podem aparecer irritações, ardência, dores e até cegueira

Apesar de ter tratamento e cura, por ser uma doença silenciosa normalmente só é percebida em estágio mais avançado. Por isso, em caso de suspeita, é importante procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

A Prefeitura de São Bernardo ainda possui o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, que atualmente atende no Hospital de Clinicas Municipal, localizado na Estrada dos Alvarenga, 1001. O horário de atendimento é das 7h às 21h. Informações pelo telefone 4128-5824.

Sintomas:

- Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele que não doem, não incomodam e não coçam

- Queda de pelos nos pontos onde as manchas aparecem

- Formigamento

- Dormência

- Diminuição ou ausência de dor ou sensibilidade ao se queimar ou se cortar

Acesse o Guia da Saúde.

Assista ao vídeo sobre a hanseníase do Ministério da Saúde.