Pular para o conteúdo
Acessibilidade
Região Turística NEGÓCIOS & CULTURA

 

 

São Bernardo do Campo pertence a "Região Turística Negócios e Cultura”, desde o início de 2023, também composta pelas cidades de Barueri, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira e Osasco. Anteriormente São Bernardo do Campo pertencia a RT ABCTur.

A região denominada como Negócios & Cultura abriga grandes empresas de diversos segmentos, o que fortalece o desenvolvimento do Turismo de Negócios e do Turismo Industrial. No que diz respeito à parte de Cultura, a região conta com inúmeros atrativos como teatros, museus, cinemas e espaços que abrigam vasto repertório ligado às artes em geral. A localização geográfica privilegiada, no tocante ao fácil acesso, diversos modais de transporte e pelo fato de estar próximo a cidade de São Paulo, merece destaque.

 

Atuam como representantes do Município de São Bernardo do Campo na RT Negócios & Cultura:

Fernando Bonisio - Diretor do Departamento de Turismo e Eventos​
Kleber Pincelli - Assessor de Políticas Públicas
 

BREVE HISTÓRICO
Os municípios da região turística Negócios e Cultura estão ligados à construção da Estrada de Ferro Sorocabana. São antigas províncias, muitas delas pontos de parada de tropeiros e bandeirantes, que se emanciparam em belos municípios com infraestrutura urbana completa, espelhada na capital paulista. As cidades dessa região abrigam diversas empresas de grande porte, devido aos incentivos fiscais das prefeituras locais e o desenvolvimento econômico crescente nas redondezas.

Importante município desta região e distante 15 km da capital paulista, Osasco é cheia de opções de lazer, como os parques Chico Mendes, Dionísio Álvares Mateos e Manoel Manzano. As atrações naturais contrastam com a infraestrutura urbana da região, como diversos shopping center, teatros, cinemas e até estádios de futebol.

A vizinha Itapevi, distante apenas 35 km do centro da capital paulista, também contrasta opções de lazer ao ar livre com ambiente urbanizado e infraestrutura digna de grandes metrópoles. Um dos destaques da cidade é a sede da empresa Cacau Show, com seus 55 mil m² grafitados pelo artista Kobra e espaços abertos para a visitação, onde é possível acompanhar a fabricação do chocolate e degustar alguns produtos da empresa.

Já em Caieiras, um dos destaques é a Basílica Nossa Sra. do Rosário, templo de arquitetura gótica com mais de 60 metros de altura, localizado no alto da Serra da Cantareira. O município possui ainda outros locais religiosos, como a igreja matriz Santo Antônio e o Mirante do Cristo, um dos pontos mais altos da região, com vista privilegiada da serra.

Preservando a herança histórica da região, Carapicuíba mantém, até os dias atuais, uma aldeia indígena jesuíta datada de 1580. A aldeia inclui um parque ecológico e uma igreja construída em 1736. Tombada como patrimônio cultural na década de 40, é a única aldeia do tipo ainda existente no Brasil e recebe visitantes de várias regiões do País, principalmente estudantes de escolas públicas ou particulares.

Apesar de ser um conhecido polo metalúrgico, São Bernardo do Campo surpreende pela grande quantidade de parques e áreas verdes. Alguns exemplos são o Parque Raphael Lazzuri, o Parque Municipal Eng. Salvador Arena, o Parque Estoril - que conta com teleférico e prainha de água doce – a Praça dos Meninos e o Parque Ecológico Imigrantes. Merece destaque ainda o Parque Caminhos do Mar com seus monumentos e a tirolesa que liga São Bernardo a Cubatão e o reconhecido programa de visitas monitoradas de Turismo Industrial.