Sala do Empreendedor oferece serviços e palestras gratuitas

A Prefeitura de São Bernardo organiza em um mesmo espaço serviços de diversas secretarias para promover o empreendedorismo na cidade. A Sala do Empreendedor centraliza na Rede Fácil a emissão de documentos, licenças ambientais e atendimento rápido a empresas, entre outros serviços. O espaço capacita empreendedores, orientando-os da concepção e planejamento do negócio até a consolidação e gestão por meio do Programa de Aperfeiçoamento Empresarial. Mais informações pelo e-mail sala.empreendedor@saobernardo.sp.gov.br. Confira as parcerias e serviços.

Segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h

 

Serviços:

Palestras & Oficinas

Atividades gratuitas realizadas em parceria com o Sebrae e outros parceiros.

 

Sebrae

Orientações e consultas a empresas e pessoas físicas que desejam transforma a sua ideia em um negócio. Funciona de segunda a sexta das 10 às 16 horas.

 

Sescon

Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo. Serviços: orientações e formalização de empreendedores individuais no Portal do Empreendedor. Mediante agendamento prévio.

 

Sindicont

Espaço para discussão, atualização e capacitação de profissionais da área contábil.

 

Palestras

Espaço promove, em parceria com o Sebrae, palestras, oficinas e cursos para empresários e candidatos a empreendedores. As atividades são realizadas com a presença mínima de 15 pessoas. As inscrições podem ser feitas com atendentes no local ou pelo 0800-570-0800. Calendário sujeito a alterações. As palestras e oficinas serão realizadas na Central de Trabalho e Renda. Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro

 

Oficina: Começar bem - Formalização

Oficina desenvolvida para que o participante conheça os benefícios da formalização para o empreendedor e o passo a passo para formalizar os diversos tipos de empresa sem complicação, conhecendo o caminho para legalizar seu negócio, bem como as obrigações e os direitos adquiridos. O conteúdo da oficina será composto pelos tópicos: Introdução, vantagens e benefícios da formalização, riscos da informalidade, obrigações legais, passo a passo para formalização, plano de ação, perguntas e respostas. Parceria: Sebrae. Vagas: 50. Público alvo: empreendedores individuais e candidatos a empresários.

Dias 3/08, das 9h às 13h; 14/08, das 9h às 13h e das 14h às 16h. Dias 15, 16, 17 e 18/08, das 10h às 12h e das 14h às 16h

 

Oficina: Equipe motivada

Todo empresário necessita promover um ambiente saudável para o trabalho em equipe na sua empresa.  A oficina Equipe Motivada é uma ferramenta que contribuirá,   através das ferramentas da moderna gestão, para que o empreendedor alcance melhores resultados fortalecendo as suas relações de trabalho. O conteúdo da oficina será composto pelos tópicos: Entendendo a motivação; o ciclo motivacional e seus fatores de influência, entendendo as necessidades humanas, etapas de um processo que ativam a motivação, reconhecimento. Parceria: Sebrae. Vagas: 50. Público alvo: empreendedores individuais e candidatos a empresários. 

Dia 10/08, das 9h às 13h

 

Oficina: Fluxo de caixa

Oficina que visa orientar os empresários para o desenvolvimento de competências gerenciais que melhorem a gestão financeira de sua empresa. Conscientizar os empresários da importância de calcular os custos e formar os preços adequadamente para poderem analisar os resultados detalhando o funcionamento do fluxo de caixa, sua estrutura e aplicabilidade para que o empreendedor possa tomar as decisões com mais segurança.O conteúdo da oficina será composto pelos tópicos: Introdução, fluxo de caixa: estrutura e aplicabilidade, análise do fluxo de caixa para tomada de decisões, perguntas e respostas. Parceria: Sebrae. Vagas: 50. Público alvo: empreendedores individuais e candidatos a empresários.

Dia 17/08, das 9h30 às 12h30

 

Oficina: Sei planejar

Esta oficina foi desenvolvida para os empreendedores e tem o propósito de ajudá-lo a compreender a importância do planejamento para que sua atividade empreendedora gere resultados satisfatórios às suas expectativas e mostre na prática os resultados que o planejamento pode trazer ao empresário. Espera-se que o desenvolvimento dessas competências possa facilitar o seu dia a dia e que dedicando-se ao planejamento e avaliação dos resultados alcançados com as ações desenvolvidas que o empreendedor tenha a chance de identificar oportunidades e gerenciar sua atividade com foco no seu desenvolvimento. O conteúdo da oficina será composto pelos tópicos: Introdução, planejamento empreendedor, aspectos do planejamento, planejamento na prática, perguntas e respostas. Parceria: Sebrae. Vagas: 50. Público alvo: micro empreendedores individuais e candidatos a empresários.

Dia 24/08, das 9h às 13h

 

Oficina:  Sei vender

Saber vender é fundamental para a permanência de um empreendimento no mercado e pensando nisso foi desenvolvida esta oficina para o microempreendedor que visa o aumento das vendas através da qualificação das vendas entendendo a necessidade de conhecer cliente, concorrentes e seus fornecedores. Portanto o objetivo é contribuir para que você reflita sobre sua forma atual de vender e passe a utilizar o marketing para aumentar e qualificar suas vendas, melhorando seus resultados, conquistando novos clientes e fidelizando os atuais. O conteúdo da oficina será composto pelos tópicos: Introdução; Produto, praça e preço; Promoção e público/cliente; Processo de venda: cliente x demanda x mercado; Perguntas e respostas. Parceria: Sebrae. Vagas: 50. Público alvo: empreendedores individuais e candidatos a empresários.

Dia 31/08, das 9h às 13h