Voltar

São Bernardo recebe diretor de Estudos Lusófonos da Universidade Sorbonne

São Bernardo recebe diretor de Estudos Lusófonos da Universidade Sorbonne

14 de Jun de 2017 Carla Gragnani

Prof. Dr. Leonardo Tonus vem à cidade para sequência de palestras na Biblioteca Monteiro Lobato


Natural de São Bernardo, o conceituado professor Doutor Leonardo Tonus, diretor do Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade de Sorbonne, na França, retorna à cidade em julho para série de palestras que abordarão diversos aspectos da Literatura Brasileira, na Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na Rua Dr. Fláquer, 26, Centro. A programação começa no dia 7, a partir das 19h, com um bate-papo ao lado de escritores.


Entre os confirmados está Marcelo Maluf, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura de 2017, Carola Saavedra, finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti, Dalila Teles Vera, poeta, editora e diretora do Alpharrabio em Santo André, Marcelino Freire, ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura e Lúcia Hiratsuka, escritora e ilustradora de literatura infantil. A apresentação e mediação do encontro será feita por Tonus.


Já no dia 21, o estudioso lidera, a partir das 19h, encontro lítero-musical com a professora e musicista Tânia Tonus. O encontro busca levar a um público amplo o prazer da escuta musical e literária como vivência única de reflexão e de apreciação artística, ao integrar a leitura de textos da literatura brasileira à execução ao piano de obras do repertório consagrado da MPB, da música instrumental e clássica.


No dia 23, a Biblioteca Municipal também promoverá oficina de análise literária para capacitação de estudantes vestibulandos, com base nas obras obrigatórias nos principais vestibulares de 2017. Na oportunidade, o professor Tonus analisará, junto aos alunos, obras como “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade. A atividade já está com vagas esgotadas.


Biografia - Leonardo Tonus é professor livre docente e Coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos na Université Paris-Sorbonne, na França.  Membro do Conselho Editorial e do Comitê de Redação de diversas revistas internacionais, atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada, com pesquisas sobre imigração. Publicou vários artigos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou a publicação, entre outros, de ensaios inéditos do escritor Samuel Rawet.