Este ano acontece a 51ª edição com a participação de 60 escolas da rede de educação Municipal, Estadual e Particular, com aproximadamente 5 mil alunos divididos em 10 modalidades individuais e 6 coletivas e de ambos os sexos. Foi através da participação nos Jogos Escolares que alguns atletas hoje representam o Brasil em competições internacionais.

Nenhum evento chega a 51ª edição se não houver comprometimento, profissionalismo e muita, muita história para contar. Olhando sob este prisma, fica fácil explicar o sucesso dos Jogos Escolares de São Bernardo do Campo. Foi na comemoração dos festejos dos 413º aniversário da cidade que o grande esportista Otavio Edgar de Oliveira, o Darzinho, propôs a realização do 1º Torneio Colegial, que teve a participação de 416 atletas divididos em seis modalidades: atletismo, tênis de mesa, basquete, voleibol, e natação.

De lá para cá, mudou-se o nome para Jogos Escolares, na década de 80, mas o interesse e a participação das escolas só aumentou. E das pistas e quadras onde os jogos eram realizados, foram surgindo importantes nomes do cenário esportivo nacional como Jessica dos Reis e Luciana Alves, no atletismo, Vitor Seigi, no futsal, Vinicius Gori, Manuela Gori e Geisa Oliveira, no badminton. E com os novos equipamentos implantados na cidade, certamente muitos outros talentos surgirão.