Prefeitura de São Bernardo lança campanha contra vírus da Influenza

23 de Abr de 2018 Gabriela Maria

Prefeito Orlando Morando participou do lançamento da imunização na UBS Alves Dias; todas as 34 Unidades Básicas de Saúde irão ofertar doses da vacina

A Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta segunda-feira (23/04) a campanha de imunização contra o vírus da Influenza. Este ano, o município tem como meta a vacinação de 159.381 pessoas. O prefeito Orlando Morando participou do primeiro da campanha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alves Dias. Acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e do diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi, o chefe do Executivo incentivou os moradores a tomar a vacina.

“Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde de São Bernardo estão ofertando as doses. A proteção é o caminho mais apropriado para evitar as doenças. O vírus da gripe está se transformando e ficando cada vez mais forte. A gripe quando não é prevenida, pode se transformar em um grave problema. Principalmente aos idosos”, disse.

A vacinação foi dividida em duas etapas: a partir de hoje, as doses serão destinadas para pacientes dos grupos prioritários. Estes grupos incluem pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e profissionais da saúde (pública e privada).

O responsável pela pasta de Saúde esclareceu também que a campanha é realizada pela Secretaria de Saúde do Estado, porém o município está empenhado em imunizar o máximo de pessoas de cada grupo. “Prevenir a população, significa que estamos impedindo a circulação do vírus. Essa imunização previne que as pessoas fiquem doentes e também ameniza as complicações das doenças respiratórias”, salientou Reple.

Oportunidade esta, que José de Souza, 66 anos, não deixou passar. O aposentado foi até a unidade para uma consulta e já aproveitou para tomar a vacina. “Assim que vi o cartaz, já fui logo perguntando se poderia tomar. Tomo essa vacina todos os anos e há tempos não tenho gripe. Com a saúde não podemos bobear”, explicou.

A segunda etapa da campanha terá início no dia 9 de maio, onde serão imunizados os portadores de doenças crônicas e os professores (da rede pública e privada). Já o “Dia D” acontecerá em 12 de maio, dia nacional de vacinação.

Para participar da campanha, basta ir até uma das 34 UBSs e apresentar um documento com foto. As crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. Já os pacientes de classificação no grupo de doenças crônicas, devem apresentar também um comprovante médico. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Elogios – Durante a visita a UBS Alves Dias, o prefeito Orlando Morando conversou com os pacientes e moradores da região, que elogiaram os serviços ofertados. Uma das pacientes chegou a agradecer pelos prazos estipulados pelo programa Saúde Prioridade.

“Antes eu aguardava dois anos para fazer um exame. Agora, preciso esperar apenas 3 meses, prazo que o senhor prometeu e está cumprindo. Todas as vezes que venho até a UBS sou muito bem atendida. A saúde está melhorando e todos conseguem ver essa mudança”, salientou a aposentada Janina Ribeiro da Silva, 66 anos.