Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Prefeitura de São Bernardo prepara estudo sobre déficit de vagas nas creches

16 de feb de 2009 Christian Mello
Com o objetivo de mapear o déficit de vagas nas creches da rede municipal de ensino, a secretária de Educação de São Bernardo do Campo, inicia, ainda no primeiro trimestre de 2009, um levantamento para identificar as regiões com maior carência no atendimento. Segundo último levantamento realizado pela secretaria, o número aponta para um déficit entre 3 e 4 mil vagas para crianças com idade entre 0 a 4 anos.
A secretária  afirmou que além de saber o real déficit nas creches, quer conhecer em quais regiões da cidade estão essas crianças para montar um cronograma de construção das unidades.
"São Bernardo tem uma fila significativa de crianças fora das creches. Vamos fazer um novo recadastramento para, de fato, organizar na cidade as obras que vão ajudar a eliminar o déficit de vagas", explica.
A secretária também aponta as maiores dificuldades para acabar com a demanda. "São Bernardo tem a maior parte do seu território em região de manancial e isso será um grande dificultador no processo de implantação de rede de educação infantil. Não se pode construir em determinados locais, mas as pessoas moram lá e tem crianças nessas áreas que precisam de creche", afirma.
Em termos de modelo para suprir a demanda de vagas no município, a secretaria disse que o objetivo da Prefeitura é manter o convênio com entidades assistenciais. "Aqui, nós optamos por firmar convênios, que já eram feitos pela gestão anterior. Nosso objetivo é ajudar essas entidades a se organizarem cada vez mais. Assim será possível ampliar o número de vagas na medida em que elas [entidades] possam atender", completa, e diz qual o papel da administração pública na educação.
"Isso não significa que deixaremos de construir creches. A rede pública precisa e deve ser maior que a rede conveniada, até porque essa é uma atribuição do poder público. As entidades conveniadas são complementares às ações do governo", finaliza.
Segundo dados de 2008, São Bernardo possui mais de 85 mil alunos matriculados na rede municipal de educação, que inclui ensino infantil, fundamental e creches, distribuídos em 166 escolas e 31 creches conveniadas, além de 3.900 professores.