Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Audiências públicas para Revisão do Plano Diretor debatem cidade sustentável e com qualidade de vida

08 de feb de 2024 July Stanzioni
A Prefeitura de São Bernardo promove, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, novas rodadas das audiências públicas para dar continuidade ao debate da Revisão do Plano Diretor a partir desta quinta-feira (8/2).

Chamadas de ‘devolutivas’, os encontros visam aperfeiçoar a lei adequando o plano às transformações que o município sofreu nos últimos dez anos em diversas áreas como a social, a economia, além das mudanças ambientais e tecnológicas.

A primeira reunião, nesta quinta-feira (8/2), a partir das 19h, no Plenário Tereza Delta, da Câmara Municipal, será com o tema de ‘Uso e Ocupação de Solo’. A próxima devolutiva será no dia 16/2, no Teatro Lauro Gomes, no Rudge Ramos, cujo debate será ‘Redes de Infraestrutura’ e o último encontro (em 23/2), na EMEB Isidoro Battistin, no Batistini, terá como pauta ‘Matriz Ambiental’.

DEBATES COMEÇARAM EM JANEIRO – As primeiras audiências públicas para a revisão do Plano Diretor começaram em janeiro. Foram três encontros, nos dias 12, 19 e 30 para debater eixos da cidade como ocupação do solo, rede de infraestrutura e matriz ambiental.
Também no primeiro mês deste ano, a Administração realizou reuniões territoriais de captação de informações junto à comunidade, além oficinas setoriais junto ao mercado imobiliário, indústria e comércio.

Dentre as demandas apresentadas pelos munícipes estão o incentivo à novas indústrias, gerando assim mais emprego local, regularização fundiária com sustentabilidade, criação de novos equipamentos de cultura para a periferia. Também é demanda da população a proteção de nascentes, estudo regional para resíduos sólidos, além de debate sobre expansão da mobilidade urbana.

ACERTOS DA CIDADE NOS ÚLTIMOS ANOS – Durante os encontros neste início de 2024 para o debate da Revisão do Plano Diretor, ações da administração, que acontecem desde 2017, foram apresentados aos moradores como os novos corredores viários e de transporte coletivo (viaduto Mamãe Clory, Avenida José Odorizzi, duplicação do viaduto Tereza Delta, além dos terminais Grande Alvarenga, Batistini, obras do BRT e 47 novos quilômetros de corredores viários concluídos).

Obras de combate às inundações também contribuíram para a mudança positiva na cidade, como a do Piscinão do Paço, entregue em agosto de 2019, e o Piscinão do Jaboticabal, que está em execução pelo Governo Estadual. No âmbito econômico e de geração de empregos, destaque para novos empreendimentos logísticos na cidade, crescimento na oferta de postos de trabalho.

PROGRAMAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS (DEVOLUTIVAS)
8/2, às 19h
Tema: Uso e Ocupação do Solo
Local: Câmara Municipal (Plenário Tereza Delta) – Praça Samuel Sabatini, 50 – Centro