Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Em São Bernardo, obras de urbanização avançam no Parque Imigrantes

06 de sep de 2023 Natália Fernandes

Conjunto de melhorias beneficia 2.504 famílias que vivem na região com serviços que incluem drenagem, implantação de redes de água e esgoto e recuperação ambiental

Passados pouco mais de 45 dias do início das obras de urbanização do Parque Imigrantes, já é possível observar evolução significativa no local. Os trabalhos para a implantação de infraestrutura caminham conforme o cronograma, com avanço na instalação de sistema de drenagem, redes de água e esgoto, guias, sarjetas e calçadas, entre outras ações que visam oferecer melhores condições de vida às 2.504 famílias que vivem na região. Ao todo, o projeto, sob responsabilidade da Secretaria de Habitação, demanda investimento de R$ 32 milhões.

Em vistoria ao Parque Imigrantes, o prefeito Orlando Morando ressaltou a importância da reestruturação completa do bairro para quem vive naquele local. “Fiz questão de voltar aqui, depois de 45 dias de assinada a ordem de serviço para início dos trabalhos, para verificar de perto a evolução desse processo de reestruturação completa, que permitirá o fim da poeira e do barro, para um Parque Imigrantes novinho em folha, muito melhor para a população viver. Estamos realizando diversas melhorias nessa área, que incluem desde a reforma das escolas municipais, entrega de uma Arena Parque de Esportes e, recentemente, o início da operação de ônibus 100% elétricos, movidos a bateria, no novo corredor verde na Linha 20 (Parque Imigrantes/Paço)”, destaca.

O projeto de execução e implantação de obras de melhoramento do Parque Imigrantes têm como objetivo principal viabilizar a moradia adequada para as famílias residentes no perímetro de intervenção, com soluções técnicas que compatibilizem o direito à moradia e o meio ambiente sustentável. “Estamos dentro do cronograma de obras e acredito que no prazo de dois meses estaremos com a instalação do piso intertravado neste primeiro trecho de trabalho”, observa o engenheiro responsável pela obra, André Strano Chaccur.

MELHORIAS – Dentro da proposta de promover acesso à infraestrutura básica urbana no bairro, estão incluídas a instalação de 21.130 metros quadrados de pavimentação asfáltica e de calçadas, 1.562 metros de drenagem, 549 metros de canalização de córrego, 5.966 metros de redes de água e esgoto, recuperação ambiental em área de 2.062 metros quadrados, serviços que visam a mobilidade e acessibilidade. Em complemento, ainda em 2021, foi realizada obra para contenção de encosta, sistema de drenagem e passeios na Rua Paraíba – melhoria para redução de riscos de deslizamentos de terra.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – A última etapa de melhorias para o Parque Imigrantes prevê a regularização fundiária dos setores configurados como assentamentos precários e irregulares. Por meio do Programa A Casa é Minha, maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo, estão sendo investidos R$ 2 milhões para garantir a posse definitiva dos lotes a cerca de 2.497 famílias.