Tire suas dúvidas sobre o IPTU Digital

 

Em São Bernardo o IPTU é digital.

O Município de São Bernardo do Campo apresenta uma nova modalidade de ser encaminhado no seu e-mail o carnê do IPTU. Agora o proprietário poderá optar pelo IPTU Digital, situação na qual o carnê de IPTU será encaminhado no seu e-mail. A ação visa substituir o carnê impresso, trazendo economia aos cofres públicos, benefícios ao meio ambiente sustentável e comodidade para os proprietários de imóveis em nosso município.

Para aderir ao IPTU Digital, o proprietário deverá preencher um formulário disponível aqui.

 

1. Quem pode aderir ao IPTU Digital?

Todos os proprietários de imóveis estabelecidos em São Bernardo do Campo estão aptos a aderirem ao IPTU Digital, sejam eles Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Importante destacar a adesão deverá ser feita em nome do proprietário cadastrado no município.

2. Como aderir ao IPTU Digital?

Para aderir ao IPTU Digital basta preencher o formulário disponível aqui.

Importante: para que o carnê do exercício de 2024 seja digital, o formulário deverá ser preenchido até o dia 20 de novembro de 2023. Caso o preenchimento seja feito após essa data, o carnê digital será válido para o ano subsequente (exercício de 2025).

3. Onde receberei meu IPTU Digital?

No ato da adesão, o contribuinte informará um e-Mail. O IPTU Digital será encaminhado para o e-Mail informado.

4. Após a adesão ao IPTU Digital, continuarei recebendo o carnê impresso?

A implantação do IPTU Digital passará por uma transição. Durante este período alguns contribuintes poderão receber seu carnê impresso.

5. Após a adesão, posso voltar a receber o IPTU impresso?

Não, o contribuinte não poderá pedir o cancelamento da adesão.

6. Posso alterar o e-mail informado no Termo de Adesão?

Sim. Para alterar o e-Mail de recebimento do carnê do IPTU, basta o proprietário acessar o menu "Alteração d Endereço de entrega do Carnê, E-mail e Telefone, disponível aqui.

7. Se eu perder o arquivo enviado por e-Mail, poderei requerer segunda via do IPTU?

Sim. Mesmo com a adesão ao IPTU Digital, o contribuinte poderá extrair a segunda via do tributo no site do Município de São Bernardo do Campo – Consulta de Débitos.

8. Como farei o pagamento do carnê digital?

O pagamento poderá ser feito por qualquer meio eletrônico, usando o código de barras que existe no boleto. Se preferir, poderá imprimir a guia eletrônica e realizar o pagamento em qualquer agência bancária, dentro da data de vencimento.

9. Posso colocar o IPTU Digital em débito automático?

Sim, com o débito automático o valor do IPTU é automaticamente debitado da conta bancária no dia do vencimento, nem um dia a mais ou a menos.