Voltar

Túnel em construção sob a Rua Jurubatuba pode ser visitado

Túnel em construção sob a Rua Jurubatuba pode ser visitado

26 de Abr de 2016 Marco Borba
Visitas ao local são realizadas aos sábados, das 8h30 às 11h30; túnel, com 1.015 metros de comprimento e 6,2 de diâmetro

Os moradores de São Bernardo podem seguir agendando visitas ao túnel que está sendo construído sob a Rua Jurubatuba, no Centro, e que integram o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura. As visitas são feitas aos sábados, das 8h30 às 11h. Desde janeiro, 145 pessoas estiveram no local.

O túnel - com 1.015 metros de comprimento, 6,2 metros de diâmetro e a 20 metros de profundidade - parte da Alameda Glória e irá até o piscinão do Paço Municipal, que terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água.

As escavações ocorrem 24 horas por dia em três frentes: uma da Alameda Glória sentido Paço Municipal (Poço 1), e duas outras no Poço 2, próximo à rodoviária, sendo uma no sentido da Prefeitura e a outra no sentido oposto, em direção ao Poço 1. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro.

O túnel é escavado manualmente por um método não destrutivo austríaco conhecido como NATM. Já o outro túnel, que interliga o Paço Municipal à Avenida Aldino Pinotti, está em fase final de construção.

Com a intervenção e a construção das galerias na Avenida Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.

“A obra (do túnel) é extremamente importante para fechar esse circuito do piscinão. Isso vai fazer com que em breve seja resolvido o problema das enchentes em São Bernardo”, analisou o secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos.

Drenar – Em todo o município estão sendo investidos mais de R$ 600 milhões nas obras de combate às enchentes. Além da região central, outros bairros da cidade estão recebendo obras do Drenar: Vila Vivaldi, Vila Helena, Jardim Orlandina, Jardim Hollywood, Jardim do Mar, Vila Euclides, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha e Demarchi.

No Rudge Ramos, segunda maior obra do Drenar, as intervenções prosseguem. Já foram entregues no bairro os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem, proporcionando aos moradores alívio das tensões provocadas pelas chuvas, que resultavam em inundações.

Ainda no Rudge Ramos, a construção do reservatório Jacquey está em andamento. O mesmo ocorre com o Tanque das Mulatas (que tem capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água) e a galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, no trecho aberto cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015.

As obras de canalização do córrego Pindorama, no Jordanópolis, também estão em andamento, com previsão de término para o primeiro semestre deste ano. As do Nova Petrópolis e Paulicéia também prosseguem e vão contribuir para os objetivos do programa, a exemplo de outras já entregues ou recentemente finalizadas e em testes, como a drenagem das ruas João Firmino, no Bairro Assunção, MMDC, no Paulicéia, elevatória Rio Claro, no Rudge Ramos, córregos Silvina e Chrysler, no Jardim Silvina, córrego Alvarenga, no  bairro de mesmo nome, e os córregos Colina e Mininha, no Baeta Neves.

Disk Drenar – As visitas ao túnel da Rua Jurubatuba podem ser agendadas pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo telefone 4341-8613.