Voltar

São Bernardo eterniza Tito Costa com busto inaugurado na Praça da Matriz

São Bernardo eterniza Tito Costa com busto inaugurado na Praça da Matriz

25 de Mar de 2024 Fábio Martins

Em iniciativa que presta homenagem a personagem histórico da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, inaugurou nesta sexta-feira (22/3) busto do ex-prefeito Tito Costa em área ajardinada da Praça da Matriz, localizada na Rua Marechal Deodoro, região central do município. A nova estrutura, fixada próxima à tradicional igreja, eterniza no local o notório legado do ex-chefe do Executivo, que governou São Bernardo entre 1977 e 1983.

O ato de inauguração contou com as presenças, além de diversas autoridades do município, de familiares de Tito, como Antônio Tito Costa Filho, Luciana e Silvana Costa, todos filhos do ex-prefeito, as noras Nara Fernanda e Rosângela, bem como dos netos Lucas Costa e Paulo Eduardo (Nino). “Agradecemos muito por essa homenagem. Meu avô era apaixonado por São Bernardo e apaixonado por viver na cidade, agora marcada com o nome de Tito nesta importante Praça como a Matriz”, pontuou o neto Lucas. 

A medida complementa o tributo realizado ao ex-prefeito, que desde novembro do ano passado, passou a ter seu nome associado oficialmente à simbólica Praça da Matriz, palco de grandes manifestações em São Bernardo e, agora, consolidando memória honrosa a Tito. A ação foi formalizada pela Lei nº 7.253, depois de aprovação na Câmara Municipal a projeto do Executivo. Desde então, sem descaracterizar a tradição do espaço, o equipamento público recebeu a denominação Praça da Matriz Prefeito Antônio Tito Costa, unindo as duas referências.

Tito Costa morreu em 28 de outubro de 2023, aos 100 anos. Além de governar São Bernardo durante o período da ditadura militar, ele ocupou o cargo de vice-prefeito de 1993 a 1996, na gestão de Walter Demarchi, foi deputado constituinte – entre 1987 e 1990 – e renomado jurista.  

NOTORIEDADE – O ex-prefeito Tito Costa era natural de Torrinha, no Interior de São Paulo, mas ganhou notoriedade política e jurídica em São Bernardo. Formado em Direito na Faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), atuou como procurador da Prefeitura na década de 1950, colaborou com a anexação do território de Taboão ao município, além de exercer o posto de assessor de Lauro Gomes no segundo mandato do então prefeito.