Grupo Magna mantém cerca de 700 empregos em área da antiga Panex de São Bernardo

07 de Fev de 2023 Fábio Martins

Prefeito Orlando Morando visitou instalações da multinacional na cidade, no espaço localizado no bairro Planalto; investimento na planta foi de R$ 55 milhões

Multinacional de grande porte, o grupo Magna mantém operação com cerca de 700 funcionários nas dependências da planta de São Bernardo. A companhia, com sede no Canadá, funciona na Avenida Álvaro Guimarães, bairro Planalto, local onde a antiga Panex exercia as suas atividades. A convite, o prefeito Orlando Morando visitou as instalações e conheceu toda a estrutura da empresa, que possui expertise local para fornecer produtos de iluminação automotiva para montadoras, entre elas Volkswagen e Fiat.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami, o chefe do Executivo percorreu, durante a visita, os setores administrativo e fabril da Magna, recepcionado pelo diretor-geral da empresa, Agnaldo Cervone, o gerente-geral adjunto, Brad White, o supervisor de engenharia e manufatura, Caio Thomaz, e outros colaboradores.

O grupo iniciou o processo de transferência da operação para São Bernardo em 2018, concretizando, na prática, começo das atividades em janeiro de 2019, preliminarmente como Olsa, empresa sediada em Turim. Em meio a essa transição, a Olsa foi adquirida pela Magna Internacional, considerada uma das maiores fornecedoras de produtos automotivos, assim, expandindo a atuação, o que permitiu, por exemplo, a produção de faróis e lanternas.

“Tive o prazer de conhecer as instalações da Magna, no prédio que era usado anteriormente pela Panex. Todos nós ficamos tristes quando a empresa deixou a cidade, mas agora temos motivo para comemorar: a Magna, uma multinacional, que tem se expandido e gera essa quantidade de quase 700 empregos na área automotiva. Fiquei encantado com a estrutura. Esperamos que a empresa possa continuar prosperando em São Bernardo, gerando mais empregos e oportunidades”, frisou o prefeito Orlando Morando. Na ocasião da saída, em 2017, a Panex operava com 200 funcionários.

A Olsa, até então, mantinha suas operações na cidade de Diadema, mas, em razão de projeção e crescimento das atividades, a empresa anunciou a expansão das instalações, privilegiando São Bernardo para manter a equipe de colaboradores em espaço geográfico estratégico. A Magna se instalou em terreno, às margens da Via Anchieta, que possui área de 22 mil metros quadrados no total, sendo 14 mil metros quadrados de área fabril. A multinacional efetivou investimento de mais de R$ 55 milhões na planta.

Gerente-geral adjunto da Magna, o norte-americano Brad White agradeceu a visita do prefeito às instalações e elogiou as ações da Administração. “Estamos muito felizes por manter cerca de 700 empregos em nossa fábrica localizada próxima às grandes montadoras, como a Volkswagen, o que facilita nosso trabalho. Temos boas perspectivas de crescimento e futuro para nossa empresa aqui em São Bernardo”.

EXPANSÃO - Com mais de 172 mil funcionários – 2.125 deles no Brasil –, a Magna é uma empresa de tecnologia de mobilidade, registrando 340 operações de fabricação e 93 centros de desenvolvimento, engenharia e vendas de produtos em 28 países. A capacidade da companhia inclui exteriores e estruturas de carroceria, tecnologias de potência e visão, sistemas de assentos e soluções completas de veículos.