Prefeitura de São Bernardo anuncia construção de dois novos viadutos no Corredor ABD

10 de Abr de 2024 Fábio Martins

Obras contarão com investimento no valor de R$ 72 milhões, incluindo alargamento de pista e infraestrutura; medida visa desafogar tráfego na região da Paulicéia

Diante do plano de otimizar a mobilidade urbana e dirimir problemas crônicos da cidade, a Prefeitura de São Bernardo executa outra grande obra viária: novos viadutos no Corredor ABD, que visa facilitar o deslocamento entre os bairros Paulicéia, Jordanópolis e Taboão, além do acesso à Diadema, eliminando o trajeto com semáforos. A medida irá interligar as avenidas marginais ao Ribeirão dos Couros, no trecho entre a Via Anchieta e a Rua Frei Damião.

O projeto dos viadutos inclui a implantação de duas estruturas de aproximadamente 500 metros de extensão cada – um no sentido Diadema/Imigrantes e outro no sentido Santo André/Anchieta -, com três faixas de rolamento, que começa na saída da Avenida Lions com a Avenida 31 de Março e encerra em área onde está localizado o piscinão do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), mais à frente da região do antigo Extra, hoje Assaí Atacadista.

O investimento nas obras dos viadutos compreende valor de R$ 57 milhões. As intervenções do complexo no geral, que englobam ainda alargamento de pistas, infraestrutura e remanejamento de postes, terão aporte de R$ 72 milhões. A estimativa de conclusão das ações é de até um ano.

INTEGRADO - O projeto integra o contrato do Corredor Ribeirão dos Couros, novo sistema viário que já tem transformado a região. O canteiro de obras conectará a Avenida Piraporinha, na divisa com Diadema, ao Corredor ABD. O investimento total do pacote envolve volume de R$ 151 milhões. A ação no Corredor dos Couros se soma a outras intervenções de impacto: o novo acesso do km 16 da Via Anchieta e a construção do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, ambos em trâmite.