São Bernardo é única cidade do Grande ABC com redução de mortes no trânsito em 2019

21 de Jan de 2020 Daniel Macario

Dados do Infosiga mostram que de janeiro a dezembro do ano passado, município reduziu em 6% número de ocorrências com vítimas fatais, na comparação com 2018

Com a adoção de ações preventivas voltadas à segurança viária, São Bernardo encerrou 2019 como a única cidade do Grande ABC com redução do número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (20/01), pelo Governo do Estado, por meio da ferramenta Infosiga,  o município teve queda de 6% na quantidade de ocorrências com vítimas fatais no ano passado, na comparação com o mesmo período de 2018, passando de 84 para 79 casos.

Segundo o relatório, este é o menor número de mortes no trânsito de São Bernardo desde 2017, quando o prefeito Orlando Morando implantou série de medidas para conscientização de motoristas e pedestres. De lá para cá, a cidade tem apresentando anualmente queda no número de vítimas de acidentes viários.

De acordo com o último balanço apresentado pelo Infosiga, mesmo com os feriados de fim de ano, São Bernardo encerrou dezembro com queda no número de ocorrências de trânsito, registrando o menor número de mortes na série histórica, iniciada pelo Governo do Estado em 2015.

“A redução dos indicadores é resultado direto das ações desempenhadas por nosso Departamento de Trânsito no que diz respeito a conscientização de motoristas e pedestres. Temos trabalhado de maneira ativa na modernização do nosso sistema viário, não apenas para dar mais fluidez aos veículos, como também, garantir a segurança de todos. Um trabalho que tem aumentado a segurança dos nossos motoristas”, afirmou o chefe do Executivo.

Atualmente, a Prefeitura de São Bernardo realiza trabalho de manutenção de toda a sinalização de trânsito da cidade, com repintura de faixas de pedestres, limpeza de placas, recolocação de placas danificadas, instalação de semáforos e travessias elevadas, além educação e conscientização crianças da rede municipal.

INFORMAÇÃO – Desde o ano passado, motoristas que circulam pela cidade contam ainda com uma nova ferramenta exclusiva para auxiliar no deslocamento da cidade. Trata-se da plataforma “De Olho no Trânsito SBC”. Um canal da Administração municipal com informações sobre o trânsito da cidade, com ocorrências de acidentes e rotas alternativas.

A ferramenta está disponível no aplicativo São Bernardo na Palma da Mão e nas páginas do Facebook (De Olho no Trânsito SBC) e  Twitter (@_transitoSBC). O canal divulga dois boletins fixos por dia nos horários de pico da manhã (07h) e da tarde (17h30), além de informativos em caso de ocorrências de grande relevância.

MODERNIZAÇÃO – A criação do canal vai de encontro com a modernização do sistema viário de São Bernardo que apenas nesta gestão teve a inauguração de três viadutos (Mamãe Clory, Castelo Branco e Praça dos Bombeiros), além da duplicação de vias importantes, como a Linha Camargo e Avenida José Odorizzi, e construção de corredores de ônibus, como o Alvarenga e João Firmino.