Terceira reunião mensal do COI aponta queda de criminalidade em São Bernardo

16 de Jan de 2020 Daniel Macario

Durante encontro, comandantes das forças policiais apresentaram ao prefeito Orlando Morando resultados obtidos durante operações integradas

Impulsionada pelo reforço de ações integradas entre as forças policiais da cidade, São Bernardo apresentou, entre os meses de novembro e dezembro, redução nos principais indicadores criminais analisados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, entre eles: homicídio, latrocínio e roubo de veículos. Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira (16/01), pelo prefeito Orlando Morando durante a terceira reunião mensal realizada com comandantes das Polícias Militar e Civil, além da GCM, que atuam conjuntamente nas dependências do COI (Centro de Operações Integradas) da cidade, o primeiro inaugurado no Estado de São Paulo.

De acordo com levantamento da PM, a cidade encerrou o mês de novembro com redução de 21% no número de roubo de veículos, passando de 194 para 153 casos, na comparação com o mesmo período de 2018. O município apresentou ainda redução de 9% nos casos de furto de veículos, caiu de 213 para 193 ocorrências.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, números preliminares do mês de dezembro, que devem ser divulgados oficialmente na próxima semana pelo Governo do Estado, mostram redução de 18% nos casos de furtos de veículos na região do 6º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança de bairros da cidade. No período, a quantidade de ocorrências caiu de 108 para 88, na comparação com o ano anterior.

“A chegada do COI aqui em São Bernardo mostra que a integração das forças policiais tem colaborado fundamental na redução de indicadores criminais da cidade. De forma conjunta, nossos agentes de segurança tem estado mais presentes nas ruas, com operações rotineiras e ações planejadas e inteligentes. Em 2020, nosso planejamento é intensificar este trabalho”, destacou o prefeito Orlando Morando.

REDUÇÃO -  Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no acumulado de 2019, entre os meses de janeiro a novembro, São Bernardo acumula redução de 50% no número de casos de latrocínio, passando de 8 para 4 casos, na comparação com o mesmo período de 2018. O índice de roubo de veículos foi outro que teve expressiva queda de 13%, caiu de 1.884 para 1.629 ocorrências. O município também teve recuo no período nos casos de roubo de carga (11%), homicídio (5%) e roubo em geral (5%).

A redução dos índices reflete o resultado de um conjunto de medidas tomadas pela Administração municipal para fortalecimento na área de segurança urbana, incluindo a inauguração do 1º COI do Estado, além de investimentos em ações da GCM e instalação do Sistema Detecta.

OPERAÇÃO – Instituída no fim do ano passado, a Operação São Bernardo Mais Segura tem sido outra aliada na redução dos indicadores criminais. Na segunda edição da ação, realizada no início deste mês, forças policiais prenderam 32 pessoas e fizeram a apreensão de mais de 200 produtos vendidos irregularmente no município.

Entre os detidos estavam 26 procurados da Justiça foram capturados por meio de mandados cíveis e criminais e outras 6 pessoas presas em flagrantes, incluindo três indivíduos acusados de violência doméstica.