“Se a mulher sente dor ao amamentar, algo está errado”

17 de Mar de 2016 Marizete Marson
Juliana participa dos encontros no Caism e está na terceira gravidez, mas afirma que continua aprendendo

Durante o pré-natal, as gestantes de alto risco participam de encontros com profissionais da rede municipal de saúde no Centro de Atendimento Integrado da Saúde da Mulher (Caism) para receber diversas orientações sobre a saúde da mãe e do bebê.

O aleitamento materno é um dos assuntos amplamente discutidos. As gestantes aprendem sobre as vantagens da amamentação, forma correta de amamentar, além dos cuidados básicos durante o aleitamento e com o recém-nascido.

As futuras mamães saem do encontro convencidas de que o aleitamento materno é a melhor forma de cuidar e amar o seu bebê, já que é tudo o que o recém-nascido necessita até os 6 meses de vida: o leite humano substitui a água, facilita a digestão e age como vacina, pois protege o recém-nascido de doenças.

Moradora do Jardim Represa, Juliana Cristina Silva Sousa, 40 anos, está na terceira gravidez, mas diz que continua aprendendo. “Aprendi que o bebê tem que ficar de frente para o bico do peito da mãe para sugar o leite com facilidade. E que se a mulher sente dor ao amamentar, algo está errado”, afirma.