Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

133 famílias do Alves Dias recebem matrículas de lotes regularizados

133 famílias do Alves Dias recebem matrículas de lotes regularizados

29 de Abr de 2016 Marcelo Dorador
Cerimônia de conclusão da regularização fundiária da Vila dos Cooperados aconteceu nesta quinta

O prefeito de São Bernardo participou, na noite desta quinta-feira (28), de cerimônia que celebrou a conclusão da regularização fundiária do loteamento Vila dos Cooperados do Bairro Alves Dias, região também conhecida como CAISB, processo que beneficia 133 famílias. A Prefeitura investiu R$ 99,5 mil na ação, que possibilitou entregar aos moradores as matrículas dos lotes regularizados. O evento aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maurício Caetano de Castro, no Alves Dias.

Com essa última entrega, a Prefeitura já regularizou desde 2009, em toda a cidade, 4.696 domicílios, em 24 áreas. Em outras 51 áreas a regularização está em andamento.

O loteamento Vila dos Cooperados, que tem como acesso principal a Estrada da Cooperativa, foi implantado em área particular e possui cerca de 18,7 mil m² (divididos em 133 lotes). A ocupação se deu em 1995, a partir da aquisição de lotes da área cujo proprietário era a Associação dos Cooperados do Bairro Alves, que firmou contratos particulares de compromisso de compra e venda.

O projeto de ocupação previa, inicialmente, a implantação de 200 lotes em uma área de 24 mil m², mas houve uma desapropriação para que fosse feita a canalização do córrego Juscelino Kubitschek e a abertura e prolongamento da avenida de mesmo nome.

Atualmente, o loteamento encontra-se parcialmente implantado, com 54 residências construídas. Nos outros 79 lotes, os titulares aguardam a regularização para iniciar a construção de suas residências.

Maria Eriéuda da Silva de Oliveira, moradora da região e representante da CAISB, disse que a regularização de sua moradia é a realização de um sonho. “Foi muito esforço ao longo dos anos até esse momento especial, quando recebemos a matricula individual de nossos lotes. Tenho só que agradecer ao prefeito Luiz Marinho e a todos que colaboraram com a associação ao longo dos anos. Esse processo marca a conquista de um sonho de 21 anos”. disse.

O prefeito ressalta que a regularização fundiária é um investimento de grande importância para a cidade. “Esse processo valoriza o terreno e a residência. É motivo de muita satisfação chegar neste momento, quando damos condições de segurança jurídica sobre suas moradias às famílias, que podem viver com dignidade.”

O projeto de regularização fundiária foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Cooperados, proprietária da área. Ao município coube regularizar os 54 lotes já implantados e aprovar e registrar em cartório o Plano de Regularização Fundiária. A Associação ficou responsável pelas obras de infraestrutura (redes de água, esgoto, iluminação pública, pavimentação e microdrenagem) necessárias à implantação dos demais 79 lotes.

Para a secretária de Habitação, a medida significa mais qualidade de vida para as famílias. “A regularização fundiária desta área garante aos beneficiados segurança jurídica da posse e propriedade sobre as moradias. Agora, finalmente, cada lote tem um nome e uma identidade”, afirmou.