14º Torneio Aberto de Xadrez acontece neste sábado

27 de Abr de 2016 Marcelo Dorador
Competição, na Vila Euclides, será classificatória para o 32º Campeonato Oficial de São Bernardo, em novembro

A Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza o 14º Torneio Aberto de Xadrez neste sábado (30). A competição, de nome Troféu Celso Tadeu Baraza Lopes, contará pontos para o ranking da liga e será classificatória para o 32º Campeonato Oficial de São Bernardo do Campo, em novembro. A Liga de Xadrez da cidade apóia o evento, que acontece em sua sede, na Vila Euclides.

O torneio será disputado em sete rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento, sendo a primeira às 14h e a última às 17h30. O ritmo de jogo será de 45 minutos e nocaute. Um WO (ausência) sem justificativa implicará na eliminação do jogador.

Serão oferecidos troféus para o 1º e o 2º colocados e medalhas do 3º ao 10º lugar na categoria Absoluto. Também serão premiados com medalhas os enxadristas das categorias Veteranos (acima de 50 anos), Feminino e Menores (sub-20 e sub-18). No torneio Cadete, haverá premiação para os três primeiros classificados nas categorias sub-16, sub-14, sub-12, e sub-10.

Estarão qualificados para o 32º Campeonato Oficial da cidade os dois melhores participantes na categoria Absoluto, desde que preencham os requisitos necessários para a participação, e os dois melhores enxadristas das categorias Infantil (até 14 anos) e Juvenil (até 20 anos), masculino ou feminino, que estarão classificados para a fase final dos respectivos campeonatos de São Bernardo.

Homenagem – O nome do torneio homenageia Celso Tadeu Baraza Lopes, que começou a jogar em meados da década de 1970 no famoso Festival Escolar (evento conhecido no meio como Torneio da Bicicleta), em São Bernardo. Disputou o 1º Torneio Temático, em 1976, competição que revelou grandes jogadores para a cidade.

Em mais de 40 anos ininterruptos de enxadrismo, Baraza é recordista de participações no Campeonato Oficial, com pelo menos 20 eventos. Em 1980, disputou por São Bernardo os Jogos Regionais, em Ribeirão Pires, quando a equipe terminou em 5º lugar.

Serviço – O 14º Torneio Aberto de Xadrez será realizado na sede da LXSBC, na Rua Olavo Bilac, 240, na Vila Euclides.