Sala de Imprensa Sala de Imprensa

 
Voltar

Apresentadas ações de Defesa de SBC na Escola Superior de Guerra

Apresentadas ações de Defesa de SBC na Escola Superior de Guerra

22 de Jun de 2015 Niceia de Freitas
Com o objetivo de gerar emprego e renda na cidade, Prefeitura vem atuando desde 2009 para adensar cadeia produtiva do setor

As ações da Prefeitura de São Bernardo para incentivar na cidade o setor de Defesa foram apresentadas na Escola Superior de Guerra, em Brasília, na semana passada. O tema foi abordado durante o curso ‘Diplomacia de Defesa’, voltado aos futuros oficiais das Forças Armadas, negociadores internacionais e assessores internacionais do Ministério de Defesa.

A apresentação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), que abordou, entre outros temas, o projeto Gripen NG, caça comprado pelo governo federal da empresa sueca Saab e que passará a fazer parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).

A previsão é que essa compra ajude a adensar ainda mais na cidade a cadeia produtiva desse setor uma vez que São Bernardo receberá uma fábrica que produzirá peças para a estrutura dos caças. Além da criação de empregos e renda, o projeto prevê a transferência de tecnologia para as empresas brasileiras.

Outra ação de incentivo apresentada pelo secretário na palestra foi o Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa, criado em 2013 pela Prefeitura e único no País. Essa instância, formada por representantes dos setores acadêmico, produtivo, sindical e público, formula políticas de fomento a esse segmento econômico. 

Um dos resultados do APL foi a realização de encontros e worshops entre empresários do setor e representantes das Forças Armadas. O objetivo é aproximar as demandas e necessidades em termos de produtos e serviços das três forças – Exército, Marinha e Aeronáutica – da capacidade de produção das empresas de São Bernardo e da região do ABC.

Também foi instalado na cidade, em 2011, como resultado de parceria entre a Prefeitura e a Saab, o Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), que desenvolve pesquisas tecnológicas para empresas que tenham intenção de estabelecer parcerias com companhias na Europa.

O convite para a palestra aconteceu justamente em função do trabalho da Prefeitura para ampliar a participação das empresas de São Bernardo na base industrial de Defesa. “Esse foi mais um passo para inserir a cidade na geografia da Defesa. A cidade é sede de grandes indústrias, de montadoras internacionais e possui respaldo e estrutura para ser integrante deste segmento”, disse o secretário.

O secretário também teve a oportunidade de apresentar à Secretaria Executiva do Ministério da Defesa as ações da Prefeitura para o bom andamento do projeto que a Omnisys - empresa de alta tecnologia instalada em São Bernardo, subsidiária da companhia francesa Thales – elabora para a criação de um centro de acústica submarina.