Agentes culturais de SBC visitam obras do piscinão do Paço Municipal

31 de Jul de 2015 Cosmo Silva
Reservatório terá capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água da chuva; os agentes também conheceram a Central de Recicláveis

Agentes culturais de São Bernardo visitaram, nesta quinta-feira (30), as obras de drenagem que estão em andamento no Paço Municipal e que fazem parte do Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura, com intervenções em vários pontos da cidade.

Com a parceria do Governo Federal, estão sendo investidos mais de R$ 300 milhões para a construção de piscinão na área do Paço Municipal e de galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba. A obra vai beneficiar toda a cidade, mas principalmente moradores e comerciantes da região central, que há décadas convivem com os transtornos gerados pelas inundações.

Os agentes conheceram também uma das centrais de materiais recicláveis da cidade, a Raio de Luz,localizada no Bairro Cooperativa e que tem capacidade para processar até 100 toneladas por dia. No percurso, também visitaram as obras de duplicação da Avenida José Odorizzi e do viaduto que vai transpor a Robert Kennedy, intervenções que fazem parte do corredor de ônibus Leste-Oeste.

“Vamos organizar várias visitas e vistorias, com todos os segmentos da nossa sociedade. O objetivo é fazer com que todos tenham conhecimento do que estamos fazendo para acabar com as enchentes em São Bernardo”, disse o secretário de Serviços Urbanos.

Durante a visita às obras do piscinão, também foram informados sobre a tecnologia utilizada na construção do reservatório e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento e todo o cronograma de obras.

O reservatório terá profundidade equivalente a um prédio de sete andares, capacidade para reter 200 milhões de litros de água da chuva e ocupar área aproximada de dois campos de futebol.

“Não tinha ideia do tamanho e da importância dessa obra. Fazer esse tour por toda a cidade e compreender a dimensão dessas obras é algo que todos que moram em nossa cidade deveriam fazer. É impressionante”, afirmou Leandro José Tirol, representante do coletivo cultural Casamarela, localizada no bairro Santa Terezinha.

O piscinão do Centro será interligado, por baixo da terra, à galeria e ao túnel que estão sendo construídos na Rua Jurubatuba para reforçar o sistema de drenagem na região central da cidade. Quando chover, toda a água captada pelo piscinão será bombeada para o Ribeirão dos Meninos por meio da galeria de descarga que faz a ligação do reservatório com o córrego, passando sob parte do estacionamento do shopping e da Avenida Aldino Pinotti. As obras devem ser concluídas até o fim de 2016 e vão beneficiar toda a cidade.

Disk Drenar - Os moradores têm vários canais para tirar dúvidas sobre as obras de drenagem: pelo telefone 4341-8613, pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo Facebook “programa.drenar”.