Agita Saúde ocorre neste sábado na Vila São Pedro

18 de Mar de 2016 Vladimir Ribeiro
Organizadores estimam que cerca de 500 pessoas participem das atividades de promoção e prevenção de saúde

Neste sábado (19), ocorre mais uma edição do ‘Agita Saúde’, programa da Prefeitura que leva cultura e informações sobre promoção da saúde e prevenção de doenças aos bairros de São Bernardo. Desta vez, as atividades ocorrerão na Vila São Pedro. São esperadas cerca de 500 pessoas, que poderão fazer aferição de pressão arterial, testes de diabetes, além de prestigiar apresentações culturais.

O ‘Agita Saúde’ - parceria entre as secretarias de Saúde, de Esportes e Lazer, de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - ocorre na Rua da Comunidade, 100, na Vila São Pedro, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS).

As atividades, que se estenderão das 10h às 14h, contarão com a presença do Expresso Lazer, programa da Prefeitura que descentraliza o oferecimento de atividades de lazer e de esportes por meio de um veículo adaptado. Também haverá a apresentação de coral formado por integrantes do grupo do programa ‘De Bem com a Vida’, da UBS São Pedro.

Faz parte da programação apresentações do grupo de pagode Sorriso Negro; de dança de rua e do ventre com os alunos da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv); e a exibição de filme sobre saúde mental e roda de conversa.

Para as crianças, além do Expresso Lazer e brincadeiras, haverá oficinas de pintura de rosto. Os agentes do Centro de Zoonoses prestarão esclarecimentos sobre a dengue, zika e chikungunya.

A coordenadora da UBS São Pedro, Sandra Regina Cunha Queiroz está animada com a receptividade da população. “Teremos muita coisa acontecendo por aqui e os moradores certamente irão prestigiar”, disse.

O Agita Saúde é realizado nos territórios de saúde do município. Nesta edição, fazem parte do território três as UBSs São Pedro, Parque São Bernardo e Farina -  responsáveis pelo atendimento de 97 mil pessoas -, além da UPA Vila São Pedro, Caps Farina, Caps Álcool e Drogas Adulto Centro, Policlínica do Centro e Centro de Especialidade Odontológicas/Brasil Sorridente Centro (Nova Petrópolis).